Governo diz não ter condições de dar maior reajuste aos professores — Rádio Senado

Governo diz não ter condições de dar maior reajuste aos professores

LOC: A MINISTRA DO PLANEJAMENTO, MIRIAM BELCHIOR, AFIRMOU NESTA QUINTA-FEIRA QUE O GOVERNO NÃO TEM CONDIÇÕES DE CONCEDER AOS PROFESSORES EM GREVE, REAJUSTE MAIOR DO QUE OS ÍNDICES JÁ OFERECIDOS. 

LOC: A AFIRMAÇÃO FOI DADA EM RESPOSTA AOS SENADORES EDUARDO SUPLICY, CRISTOVAM BUARQUE E RANDOLFE RODRIGUES, QUE NESTA SEMANA SOLICITARAM DO GOVERNO A REABERTURA DAS NEGOCIAÇÕES PARA PÔR FIM À PARALISAÇÃO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) Na última quarta-feira, cerca de 80 professores dos diferentes estados do país foram recebidos, em Brasília, pelos senadores Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, e Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá. Os docentes pediram que os parlamentares intermediassem negociações com o governo federal na tentativa de acabar com a greve que já dura três meses. No mesmo dia, os senadores enviaram carta aos ministros Miram Belchior, do Planejamento, e Aloizio Mercadante, da Educação, transmitindo as reivindicações dos professores. No dia seguinte a ministra respondeu afirmando que a proposta feita pelo governo em 24 de julho, com reajustes que vão de 25% a 40%, a serem pagos até 2015, é a posição definitiva, conforme informou, em plenário, o senador Eduardo Suplicy. 

(Eduardo Suplicy) Tentamos um esforço solicitado pelos professores mas o governo considera que fez uma proposta que na avaliação governo, tendo em conta as limitações orçamentárias presentemente é o que foi possível oferecer, então esta é a palavra conclusiva da ministra Miriam Belchior que, acredito, tenha respondido em nome também do ministro Aloizio Mercadante. 

(Repórter) Também em Plenário o senador Cristovam Buarque ressaltou os prejuízos causados ao país com a greve dos professores. 

(Cristovam Buarque) Chega um momento em que o aumento do salário não compensa o prejuízo que o país tem. Pode ser até positivo para cada um de nós, professor como eu sou, mas não é positivo para o Brasil. Não dá mais para continuar com essa greve. Eu espero sinceramente que a proposta do governo seja aceita. Eu espero sinceramente que o Brasil possa voltar a respirar, aqueles que se preocupam com o futuro, sabendo que nossas universidades estão em pleno funcionamento. 

(Repórter) O governo deve enviar ao Congresso, até o fim de agosto, um projeto de lei com os termos do reajuste proposto aos professores, cujo valor da primeira parcela já deve ser incluído no Projeto da Lei Orçamentária de 2013.
17/08/2012, 05h06 - ATUALIZADO EM 17/08/2012, 05h06
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00