Projeto acaba com a taxa internacional para voos entre cidades fronteiriças — Rádio Senado

Projeto acaba com a taxa internacional para voos entre cidades fronteiriças

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA NÃO CONCORDA COM A COBRANÇA DE TAXA DE EMBARQUE INTERNACIONAL NO CASO DE VOOS COM DESTINO OU PARTIDA DE CIDADES-FRONTEIRIÇAS. 

LOC: A SENADORA DO PP DO RIO GRANDE DO SUL APRESENTOU UM PROJETO DE LEI QUE PERMITE O FIM DESSA COBRANÇA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Para Ana Amélia, a integração do Brasil com os países vizinhos depende, em grande medida, do transporte aéreo. Mas Ana Amélia considera que essa integração vem sendo dificultada por normas que ela considera superadas e até mesmo preconceituosas. Por isso, a senadora do PP do Rio Grande do Sul, apresentou um projeto de lei que trata como domésticos os voos com destino ou origem em cidades-gêmeas fronteiriças. Ana Amélia também é relatora de um projeto de lei que autoriza o funcionamento de lojas francas, os chamados free shops, em municípios que fazem fronteira com outros países. Segundo ela, o Brasil não pode continuar ignorando a realidade dessas cidades. 

(ANA AMÉLIA): É uma região muito abandonada, desassistida. Eu diria que o Brasil está de costas para a fronteira. Então nós estamos concentrados no litoral e esquecemos uma rica região na fronteira. E por esquecer dessa região, é que os problemas ali estão acontecendo: tráfico de drogas, contrabando, tráfico de pessoas, tráfico de armas. 

(REP): As propostas que tratam da isonomia entre voos domésticos e internacionais e das lojas francas em cidades fronteiriças aguardam votação na Comissão de Assuntos Econômicos.
16/08/2012, 01h18 - ATUALIZADO EM 16/08/2012, 01h18
Duração de áudio: 01:17
Ao vivo
00:0000:00