Gim Argello elogia oferta de mais rádios comunitárias — Rádio Senado

Gim Argello elogia oferta de mais rádios comunitárias

LOC: O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES LANÇOU, NESTA SEMANA, UM AVISO DE HABILITAÇÃO PARA ENTIDADES INTERESSADAS EM OPERAR RÁDIOS COMUNITÁRIAS EM 65 MUNICÍPIOS DE 19 ESTADOS BRASILEIROS. 

LOC: PARA O SENADOR GIM ARGELLO, VICE-PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ESSAS EMISSORAS PRESTAM UM SERVIÇO IMPORTANTE PARA COMUNIDADES DE TODO O PAÍS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(REPÓRTER) As rádios comunitárias são emissoras FM de baixa potência, cujo sinal alcança uma pequena área territorial, em geral restrita ao bairro em que estão instaladas. Seu objetivo é funcionar como um canal de comunicação voltado para a própria comunidade, transmitindo conteúdos de interesse específico, como manifestações culturais, informações sobre serviços e outros. O aviso de habilitação divulgado na última segunda-feira pelo Ministério das Comunicações segue o cronograma do Plano Nacional de Outorgas. O objetivo do governo é fazer com que, até o fim do ano que vem, haja pelo menos uma rádio comunitária em funcionamento em cada município brasileiro. O senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, que é vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, falou sobre a importância dessas emissoras.

(GIM ARGELLO) Muito, muito importante. Com isso você aproxima as pessoas, você informa dos eventos da igreja, dos eventos dos Lions, dos Rotarys, da Maçonaria, você informa para a comunidade através da sua rádio comunitária as necessidades, onde vai faltar luz, onde vai faltar água, onde vai ser instalada água, onde vai ser instalada luz, onde vai ter asfalto, quais reivindicações daquela comunidade, é muito importante o papel da rádio comunitária feito dentro do espírito que nós criamos para construir o que seria uma rádio comunitária para o país. 

(REPÓRTER) Este é o oitavo aviso de habilitação para rádios comunitárias divulgado pelo governo federal neste ano. Outros cinco avisos estão previstos até o mês de dezembro.
16/08/2012, 06h58 - ATUALIZADO EM 16/08/2012, 06h58
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00