Diretores e secretários legislativos discutem parlamentos — Rádio Senado

Diretores e secretários legislativos discutem parlamentos

LOC: DIRETORES E SECRETÁRIOS-GERAIS DE CASAS LEGISLATIVAS DO PAÍS ESTIVERAM REUNIDOS EM BRASÍLIA NESTA QUINTA E SEXTA-FEIRA. 

LOC: ELES DISCUTIRAM TEMAS DE INTERESSE DO LEGISLATIVO, COMO A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE COMPRAS E CONTRATOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Os responsáveis pela administração e funcionamento de Câmara dos Deputados, Senado, assembleias legislativas e câmaras municipais do País ressaltaram a importância de ampliar a integração entre as casas legislativas. A diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, disse que essa colaboração é muito apreciada e demandada pelas assembleias estaduais e órgãos municipais. Neste encontro em Brasília, por exemplo, eles quiseram saber como foi a experiência do Senado e da Câmara em relação à Lei de Acesso à Informação. Doris destacou que o Congresso Nacional é uma referência para o restante do País. 

(DORIS): O Senado e a Câmara funcionam como se fosse uma espécie de espelho para eles. Pelo tipo, pela grandeza do ponto de vista das duas instituições em termos de poder legislativo, o que eles dizem é que eles se espelham muito no que fazemos. E a grande discussão de hoje foi: de que forma chegamos no modelo que chegamos, quais foram os principais pontos, que questionamentos, isso tudo foi bastante debatido. 

(REP): Além da Lei de Acesso à Informação, os diretores-gerais e secretários-gerais discutiram problemas comuns que afetam o funcionamento dos parlamentos de todo o País; como diminuir os gastos, aprimorar as compras e contratos e garantir a transparência e segurança das informações, entre outros. Este foi o sétimo encontro nacional dos diretores-gerais e o segundo dos secretários-gerais.
10/08/2012, 12h57 - ATUALIZADO EM 10/08/2012, 12h57
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00