Comissões debateram telefonia celular e venda de energia de Itaipu ao Brasil — Rádio Senado

Comissões debateram telefonia celular e venda de energia de Itaipu ao Brasil

LOC: AS COMISSÕES DO SENADO PROMOVERAM DEBATES NESTA SEMANA SOBRE PROBLEMAS NA TELEFONIA CELULAR E UMA SUPOSTA AMEAÇA DO PARAGUAI DE SUSPENDER A VENDA DA ENERGIA DE ITAIPU AO BRASIL. 

LOC: TAMBÉM HOUVE REUNIÕES DA CPI DE SENADORES E DEPUTADOS QUE INVESTIGA AS RELAÇÕES DE CARLINHOS CACHOEIRA COM AGENTES PÚBLICOS. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: A CPI Mista do Cachoeira aproveitou o esforço concentrado do Congresso para ouvir novos depoimentos, entre eles o de Andressa Mendonça, mulher do contraventor Carlinhos Cachoeira, mas ela se recusou a responder às perguntas. Senadores e deputados também ouviram a ex-mulher de Cachoeira, Andrea Aprígio, que não quis responder a vários questionamentos feitos pelos parlamentares. Apesar disso, o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB de Paraíba, considerou o resultado positivo. 

(VITAL) Os membros da CPI foram extremamente hábeis porque estão fazendo o nós que chamamos em Direito de um interrogatório negativo. Provocando até com o próprio silêncio dela um determinado comprometimento que o relator extrairá como peça fundamental em seu relatório. 

(REPÓRTER) Uma das notícias da semana foi a ameaça do Paraguai de suspender a venda, para o Brasil, da energia excedente gerada pela usina de Itaipu. O assunto foi debatido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, que vai pedir ao Itamaraty que seja informada sobre qualquer declaração oficial do governo paraguaio. Para o presidente da comissão, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, a ameaça não passa de uma bravata. 

(COLLOR) Acredito que essa declaração não tenha passado de uma declaração infeliz de algum alto funcionário do governo paraguaio. 

(REPÓRTER) Outro debate que ocorreu no Senado foi sobre as reclamações dos consumidores contra os serviços de telefonia celular. Os senadores ouviram do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a promessa de que o governo vai obrigar as operadoras a compartilhar infraestrutura, como forma de melhorar os serviços. Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, elogiou a medida. 

(BRAGA) Nós estamos recebendo aqui dezenas de participações pela internet, interagindo com o cidadão. Todas elas clamam por uma ação que que possa estabelecer mais competitividade, que crie melhores mecanismos de controle de qualidade.

(REPÓRTER) Os senadores também cobraram a apuração da denúncias de que a operadora TIM estaria derrubando propositalmente ligações de um plano tarifa
10/08/2012, 01h16 - ATUALIZADO EM 10/08/2012, 01h16
Duração de áudio: 02:30
Ao vivo
00:0000:00