Comissão debate expansão e controle do tráfego aéreo no país — Rádio Senado

Comissão debate expansão e controle do tráfego aéreo no país

LOC: A EXPANSÃO DO TRÁFEGO AÉREO NO BRASIL E A IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO SISTEMA DE CONTROLE DO ESPAÇO POR MEIO DE SATÉLITE FORAM DEBATIDAS, NESTA QUARTA-FEIRA, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA SOBRE AVIAÇÃO CIVIL. 

LOC: O COLEGIADO ATUA VINCULADO À COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA DO SENADO FEDERAL. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) CNS/ATM. Esta é a sigla do novo sistema de controle que está sendo implantado no país, e que significa “comunicação aeronáutica, navegação aérea, vigilância e gerenciamento de tráfego aéreo”. Desenvolvido com tecnologia digital, o instrumento funciona com base na integração de tecnologias, processos e recursos humanos, e com ele o espaço aéreo nacional passa a ser controlado por meio de satélite. Durante a audiência no Senado, o tenente-brigadeiro do ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, diretor geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, afirmou que o novo sistema vai garantir mais segurança à aviação civil brasileira. 

(Marco Aurelio) Nós atravessamos um momento muito crítico, né? Nós estamos tentando chegar agora a um modelo que possa atender às exigências do CNS/ATM global. Todos nós temos interesse no crescimento do país, e numa aviação que seja segura, eficiente, moderna e que atenda às necessidades aeroportuárias necessárias num país do tamanho do nosso. 

(Repórter) O comandante George William Sucupira, presidente da Associação dos Pilotos e Proprietários de Aeronaves, afirmou que assegurar mais eficiência para a aviação civil é uma necessidade cada vez maior para o país 

(George William Sucupira) O avião hoje, num país como o Brasil, com os problemas de transporte que nós temos, vira e mexe toda pista é interrompida, toda pista é congestionada, para-se um estado inteiro porque uma greve de caminhoneiro, a única solução é um avião, não há outra solução. 

(Repórter) O senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins, presidente da Subcomissão Temporária sobre Aviação Civil, destacou que os debates como o desta quarta-feira têm o objetivo de subsidiar propostas voltadas a uma nova legislação para o setor. 

(Vicentinho Alves) Essa subcomissão ela é estritamente técnica, a nossa intenção é ao final como sempre aqui registramos é de entregar à presidenta Dilma, à presidenta da nossa comissão de Infraestrutura senadora Lúcia Vânia, enfim, aos órgãos do governo federal e ao Senado Federal, um relatório que possamos contribuir para o planejamento da aviação do país pelo menos por 20, 30 anos à frente. 

(Repórter) Vicentinho Alves comunicou, ainda durante a audiência, que todos os conteúdos dos debates promovidos pela subcomissão de aviação civil podem ser consultados pela internet, pelo site www.senado.gov.br.
08/08/2012, 08h10 - ATUALIZADO EM 08/08/2012, 08h10
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00