Comissão aprova recondução de Magda Chambriard para ANP — Rádio Senado

Comissão aprova recondução de Magda Chambriard para ANP

LOC: A SITUAÇÃO DA PETROBRAS FOI DEBATIDA NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA, DURANTE A ANÁLISE DA RECONDUÇÃO DE MAGDA CHAMBRIARD PARA A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO. 

LOC: A INDICAÇÃO, APROVADA PELA COMISSÃO POR 21 VOTOS FAVORÁVEIS E UM CONTRÁRIO, DEVE SER VOTADA AINDA HOJE PELO PLENÁRIO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Formada em engenharia civil e mestre em engenharia química, Magda Chambriard entrou para a diretoria da Agência Nacional do Petróleo em 2008. E em março deste ano, foi nomeada diretora-geral da ANP. Também trabalhou na Petrobras, entre 1980 e 2002. E a situação da empresa, que anunciou um prejuízo de um bilhão e 300 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, foi debatida durante a sabatina na Comissão de Serviços de Infraestrutura. O relator da indicação de Magda Chambriard, senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, questionou a determinação que obriga a Petrobras a participar da exploração de petróleo e gás nos campos do pré-sal. Para ele, essa exigência prejudica o caixa da empresa. 

(DELCÍDIO) Se ela é obrigada a entrar como operadora exclusiva em todos os campos, o endividamento já no limite, ela precisando gerar caixa, gerando caixa só com aumento do preço dos combustíveis, hoje talvez o maior desafio da companhia ao longo dos próximos meses. 

(REPÓRTER) Magda Chambriard não quis responder diretamente o que acha da política de obrigar a Petrobras a entrar na extração de petróleo em qualquer campo do pré-sal, grande ou pequeno. Mas deixou sua opinião nas entrelinhas. 

(M CHAMBRIARD) Uma empresa grande deve se ater a negócios grandes. Eu me lembro de uma vez conversando com um colega de uma empresa estrangeira, e ele disse o seguinte, de uma empresa grande: "Eu caço elefantes. Porque se eu for ter que caçar coelhos, vai me dar um trabalho danado administrar essa coelhada toda". 

(REPÓRTER) A Agência Nacional do Petróleo foi criada em 1998 e é responsável pela execução da política nacional do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. A administração da ANP é conduzida pela diretora-geral e por quatro diretores, com mandato de quatro anos.
08/08/2012, 01h51 - ATUALIZADO EM 08/08/2012, 01h51
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00