Comissão de Educação vai discutir greve nas universidades federais — Rádio Senado

Comissão de Educação vai discutir greve nas universidades federais

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VAI DISCUTIR A GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. O REQUERIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DA AUDIÊNCIA FOI APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELOS SENADORES.  

LOC: A COMISSÃO APROVOU AINDA OUTROS DOIS PEDIDOS PARA A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS. UM DELES, DA SENADORA MARTA SUPLICY, DO PT DE SÃO PAULO, PARA A DISCUSSÃO DO TEMA: ÉTICA E PRÁTICA PROFISSIONAL: DIVERSIDADE SEXUAL E DIREITOS HUMANOS. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

(REPÓRTER): O pedido propondo a discussão da greve nas universidades federais foi apresentado pela senadora Vanessa Graziotin. Para justificá-lo ela argumenta que as instituições federais de ensino superior estão paradas há quase três meses e que é preciso buscar alternativas para o fim do impasse. Serão convidados para o debate, representantes dos ministérios da Educação, do Planejamento, do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, a ANDES, da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação nas Universidades Brasileiras, FASUBRA e da UNE, a União Nacional dos Estudantes. A Comissão de Educação também vai debater outros assuntos em audiência pública. Um dos requerimentos aprovados pelo colegiado prevê a discussão de Ética e Prática Profissional sob o ponto de vista da diversidade sexual. Para a autora do pedido, senadora Marta Suplicy, é importante que o assunto seja discutido pela Comissão de Educação da Casa. 

(MARTA SUPLICY) Nós tivemos muitas discussões, debates públicos e na imprensa sobre ética profissional principalmente em atividades que me são muito caras como a Psicologia, que é a minha profissão original. E acredito que seria interessante na área de Educação, aqui nesta comissão, se pudéssemos levar mais a fundo o que significa ética profissional em diferentes profissões. 

(REPÓRTER) Os senadores também vão ouvir diversas autoridades sobre o projeto que altera a Lei Pelé e propõe a exigência de contratação de seguro como condição para a participação de atletas e treinadores em diversas competições.
07/08/2012, 02h12 - ATUALIZADO EM 07/08/2012, 02h12
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00