Déficit não prejudica debate sobre fim do fator previdenciário, diz Paim — Rádio Senado

Déficit não prejudica debate sobre fim do fator previdenciário, diz Paim

LOC: O AUMENTO DO DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO MÊS DE JUNHO, COMPARADO AO MESMO PERÍODO DO ANO PASSADO, NÃO VAI PREJUDICAR A DISCUSSÃO SOBRE O FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO. 

LOC: ESSA É A OPINIÃO DO SENADOR PAULO PAIM. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS: 

Téc: O déficit de dois bilhões e oitocentos milhões de reais da Previdência Social no mês de junho não vai prejudicar a discussão sobre o fim do fator previdenciário. O senador Paulo Paim, que preside a subcomissão de emprego e previdência ligada à Comissão de Assuntos Sociais do Senado, destacou que os números apresentados pelo governo no ultimo dia 25 mostram que a previdência social urbana, onde incide o fator previdenciário, arrecadou mais dinheiro do que gastou. O senador Paulo Paim , autor de uma proposta que acaba com o fator previdenciário, frisou que além de prejudicar o rendimento do aposentado que mais contribui para o INSS, o fator ainda incentiva as aposentadorias precoces. 

(Paulo Paim) A manutenção do fator só contribui para as aposentadorias precoces, porque o camarada se aposenta e continua trabalhando fica com 2 salários, então isso não leva a nada, é preciso que o governo acorde, perceba isso de uma vez por todas e entenda que a melhor coisa que temos a fazer é acabar com o fator previdenciário 

(REPÓRTER) O fator previdenciário é uma fórmula de cálculo das aposentadorias que reduz o benefício de quem se aposenta por tempo de serviço e não por idade. O projeto que pede o fim do fator previdenciário determina que seja levada em conta a idade do trabalhador e a soma dos anos que contribuiu para a previdência, na hora do calculo do benefício, permitindo a aposentadoria com rendimentos integrais para as mulheres que alcançarem a soma de 85 e dos homens que alcançarem a soma de 95. Com isso, um homem que contribuiu para o INSS sem interrupções desde os 18 anos, poderá se aposentar com rendimentos integrais aos 57 anos.
26/07/2012, 01h50 - ATUALIZADO EM 26/07/2012, 01h50
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00