Campanha eleitoral pela internet já está autorizada — Rádio Senado

Campanha eleitoral pela internet já está autorizada

LOC: DESDE O ÚLTIMO DIA 6 O TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL AUTORIZOU A PROPAGANDA POLíTICA PELA INTERNET PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE OUTUBRO. 

LOC: AS REGRAS PROÍBEM O USO DE FAKES, SPAMS E A PROPAGANDA PAGA. OS DETALHES COM ANA BEATRIZ SANTOS.  

(REPÓRTER) O uso da internet está em vigor desde o dia 6 de julho, com autorização do TSE. A resolução que trata da propaganda eleitoral dedicou um capítulo inteiro para as regras sobre as propagandas na rede mundial de computadores. O senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas e presidente da comissão de ciência, tecnologia, inovação , comunicação e informática do Senado, acredita que a grande vantagem da propaganda na internet é a interatividade. Por se tratar de uma novidade, Eduardo Braga prevê situações em que pessoas mal intencionadas podem tentar burlar a lei, usando as redes sociais para beneficiar ou prejudicar opositores, por isso a sociedade precisa estar atenta aos abusos. 

(Eduardo Braga) Isto obviamente passará pelo crivo da sociedade, porque quanto mais amplo for o espectro do uso, da mídia social, e da internet obviamente que será o controle da opinião publica e da sociedade, que fará mudar o uso e costumes muitas vezes equivocados de uma mídia tão importante e tão inovadora. 

(REPÓRTER) Segundo a Resolução do TSE, o uso de perfis falsos, os fakes, com nome de candidatos, coligações ou partidos será passível de punição. A multa pode variar de cinco a trinta mil reais. É permitido pedir votos por meio das paginas oficiais dos partidos e candidatos, e também por meio das redes sociais e blogs. É proibido veicular propaganda paga, em qualquer tipo de pagina ou portal e enviar e-mails sem permissão do usuário, os chamados spams. Também é proibido aos candidatos fazer propaganda em sites de empresas privadas ou de entidades e órgãos da administração pública de estados, municípios e da União.
25/07/2012, 01h18 - ATUALIZADO EM 25/07/2012, 01h18
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00