Walter Pinheiro acredita em aprovação de MP que renegocia dívidas — Rádio Senado

Walter Pinheiro acredita em aprovação de MP que renegocia dívidas

LOC: O LÍDER DO PT ESPERA QUE DEPUTADOS APROVEM A MP 565 NO INÍCIO DE AGOSTO PARA QUE O SENADO POSSA CONCLUIR LOGO ESSA VOTAÇÃO.
 
LOC: A MP 565 PREVÊ A RENEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA DOS PRODUTORES RURAIS ATINGIDOS POR ENCHENTES OU ESTIAGENS. O SENADOR WALTER PINHEIRO CONVERSOU SOBRE O ASSUNTO COM O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(Repórter) A Câmara dos deputados vai realizar sessões deliberativas logo na primeira semana de agosto, e pode avançar na votação de medidas provisórias, que depois serão analisadas pelo Senado. Uma delas é a MP 565, que dá uma solução para as perdas geradas aos agricultores por fenômenos climáticos, como secas e enchentes. Além de suspender a execução dessas dívidas, a MP renegocia os contratos daqueles que contraíram a dívida até 2006, com saldo atual de até 200 mil reais e prazo de 10 anos para pagamento do saldo devedor. Outra novidade é a junção dos débitos de várias fontes de financiamento agrícola em uma só negociação, o que deve facilitar a liberação dos cadastros. O relator da matéria na Comissão Mista, senador Walter Pinheiro, do PT baiano, espera que, tão logo o texto seja votado na Câmara, o Senado conclua a votação. O líder do PT lembra que o texto já foi modificado com a concordância de senadores e deputados. Uma das mudanças é o bônus de adimplência, que favorece o bom pagador com uma porcentagem de desconto sobre as parcelas. Walter Pinheiro explica como ficará a renegociação, que ainda inclui redução de juros.
 
(Walter Pinheiro) A redução da taxa de juros mora que incidia antigamente nas parcelas. O que, numa média, a gente poderia dizer, que os agricultores que contraíram empréstimos de até 35 mil reais, eles vão ter na sua mensalidade um desconto de aproximadamente 10 a 12%, fazendo a média de aplicação desse bônus.
 
(Repórter) Walter Pinheiro citou os produtores que devem até 35 mil reais porque eles representam a maioria, cerca de 350 mil dos 500 mil agricultores que serão beneficiados pela medida, segundo estimativas do Ministério da Fazenda. Para facilitar ainda mais a renegociação, a MP dá dois anos de carência para que o agricultor comece a pagar a dívida. Além disso, ele terá um prazo maior, até dezembro de 2013, para aderir ao programa de refinanciamento.
19/07/2012, 06h14 - ATUALIZADO EM 19/07/2012, 06h14
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00