Governo anunciará medidas para tirar suinocultura da crise, diz ministro — Rádio Senado

Governo anunciará medidas para tirar suinocultura da crise, diz ministro

LOC: O GOVERNO VAI ANUNCIAR EM BREVE MEDIDAS PARA TENTAR TIRAR DA CRISE O SETOR DE PRODUÇÃO DE CARNE SUÍNA. 

LOC: FOI O QUE ANUNCIOU NESTA QUINTA-FEIRA O MINISTRO DA AGRICULTURA DIANTE DE CENTENAS DE PRODUTORES QUE PARTICIPARAM DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: "Preço justo para produzir". O auditório Petrônio Portela recebeu cerca de 500 produtores de suínos de vários estados do país que vestiam camisetas com esse lema. Eles participaram de uma audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária e ouviram o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, Marcelo Lopes, descrever um quadro dramático: o produtor chega a perder 60 reais, em média, em cada cabeça que vende no mercado. A queda do valor do quilo da carne de porco pago ao produtor representa menor preço ao consumidor na gôndola do supermercado, certo? Errado, segundo Marcelo Lopes. 

(LOPES) Enquanto nós estamos vendendo um suíno a um e 70, você vai no mercado e encontra um lombo a 17 e 99; a bisteca, 16 e 95. Vendemos o suíno a um e 70... 

(REPÓRTER) Um dos autores do requerimento de audiência pública, o senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, apontou outra dificuldade: a carne suína brasileira enfrenta barreiras em mercados como Rússia e em países do Mercosul. 

(S SOUZA) Não podemos admitir embargos dos nossos irmãos vizinhos, como a Argentina tem feito à carne brasileira, principalmente à carne de suíno que era exportada para aquele país. 

(REPÓRTER) Vaias e aplausos se misturaram no auditório quando o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, anunciou o que o governo pretende fazer diante da crise na suinocultura. 

(M RIBEIRO) Estamos estudando novas ações que favoreçam os produtores independentes e um prêmio de escoamento de produto que possa garantir um preço mínimo para o suíno vivo, medidas essas que serão anunciadas oportunamente. Nós conhecemos os problemas de vocês. Vamos... Calma! Paciência, paciência... [palmas e vaias]. 

(REPÓRTER) Entre as medidas estão a prorrogação do pagamento das dívidas dos produtores e um subsídio de 40 centavos por quilo de carne de porco. Da Rádio Senado, Adriano Faria.
12/07/2012, 01h13 - ATUALIZADO EM 12/07/2012, 01h13
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00