Comissão vai investigar contrato da Delta para reforma do Maracanã — Rádio Senado

Comissão vai investigar contrato da Delta para reforma do Maracanã

LOC: A COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE DO SENADO VAI INVESTIGAR O CONTRATO DA CONSTRUTORA DELTA PARA A MEGA-REFORMA DO MARACANÃ, ORÇADA EM MAIS DE 1 BILHÃO DE REAIS. 

LOC: O ESTÁDIO ESTÁ SENDO REFORMADO PARA A COPA 2014. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: Por solicitação do senador Pedro Taques do PDT de Mato Grosso, a Comissão de Fiscalização e Controle aprovou um pedido de informações para o Tribunal de Contas da União sobre os contratos da empresa Delta com o Governo do Rio de Janeiro, visando a reforma do Maracanã. Isto porque Pedro Taques encontrou em um Relatório do próprio TCU uma divergência entre os orçamentos do Governo do Rio e os valores contratados com as empreiteiras que venceram a licitação, entre elas a Delta, investigada na CPI Mista do Cachoeira. O senador Ivo Cassol do PP de Rondônia apoiou o pedido de Pedro Taques, citando números que também viu no próprio Relatório. 

(IVO CASSOL): Quando vem a própria denúncia aqui do Tribunal de Contas quando coloca um sobrepreço, e eu tô vendo aqui com conhecimento de causa, 7 milhões e 200 mil reais pra serviços de topografia. Só a diferença do preço de demolição é 8 milhões e 900, quando você tem a desmontagem da estrutura metálica do Maracanã de 11 milhões e 200. “Olha, mas aqui os dados aqui é só 2 e pouco porcento do preço total”, mas lembrando que o preço total é mais de 1 bilhão. 

(REP): Pedro Taques lembra que apesar da Delta ter sido excluída das obras após a abertura da CPI Mista do Cachoeira, ela chegou a participar de parte desses trabalhos e foi remunerada por isso. O que torna uma fiscalização mais aprofundada sobre estes contratos algo necessário. 

(PEDRO TAQUES): Os Orçamentos examinados pelo Tribunal de Contas foram aqueles apresentados pelo Governo Estadual, não correspondendo aos preços contratados com as empreiteiras vencedoras da Licitação. Trata-se de consórcio no qual participa a empresa Delta, e cuja atividade empresarial deve suscitar extremo controle. Os precedentes de irregularidades em que se envolveu tornam recomendável um exame criterioso das suas contratações recentes, em especial as de grande porte. 

(REP): A Comissão também pede informações ao Ministério dos Esportes sobre as empresas beneficiadas com políticas de incentivo fiscal para as obras da Copa.
10/07/2012, 04h21 - ATUALIZADO EM 10/07/2012, 04h21
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00