CAE aprova empréstimos externos para RS, TO e RJ — Rádio Senado

CAE aprova empréstimos externos para RS, TO e RJ

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU NESTA MANHÃ SEIS PEDIDOS DE EMPRÉSTIMOS EXTERNOS, QUE SEGUEM EM REGIME DE URGÊNCIA PARA ANÁLISE NO PLENÁRIO.

LOC: OS FINANCIAMENTOS FORAM PEDIDOS PELOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, TOCANTINS, RIO DE JANEIRO, PARÁ E O MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O empréstimo da cidade de Aparecida de Goiânia, vizinha à capital de Goiás, é de 35 milhões de dólares, junto à Corporação Andina de Fomento. O dinheiro será utilizado na construção e melhoria de estradas e na implantação de esgoto em alguns bairros. O financiamento do Tocantins, de 40 milhões de dólares, virá do Banco Interamericano de Desenvolvimento e será aplicado no Programa de Modernização Fiscal do Estado. Já o pedido do Rio de Janeiro, de até 600 milhões de dólares, é junto ao Banco Mundial e destinado a melhorias no sistema de transporte. Dois dos financiamentos são para o Rio Grande do Sul. Um, no valor de 480 milhões de dólares, do Banco Mundial, é para investimentos em infraestrutura, segurança pública e ampliação do crédito a municípios e empresas. Outro, de 130 milhões de dólares, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, é para a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, disse que os recursos são muito bem-vindos.  

(ANA): Grande parte dos investimentos serão na região metropolitana em áreas onde haverá a realização dos jogos da Copa das Confederações, em 2013 e 2014, Copa do Mundo da Fifa. Então a relevância disso também se dá nessa medida. E claro, em primeiro lugar a população da região metropolitana de Porto Alegre. 

(REP): O empréstimo para o estado do Pará é da Agência de Cooperação Internacional do Japão. Cerca de 400 milhões de reais devem ser investidos na melhoria do sistema de transportes da região metropolitana da capital, Belém.
10/07/2012, 01h25 - ATUALIZADO EM 10/07/2012, 01h25
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00