País poderá ganhar Fundo Nacional para Doenças Raras e Negligenciadas — Rádio Senado

País poderá ganhar Fundo Nacional para Doenças Raras e Negligenciadas

LOC: O PAÍS PODERÁ GANHAR UM FUNDO NACIONAL PARA DOENÇAS RARAS E NEGLIGENCIADAS.

LOC: A PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DESTE FUNDO FOI APRESENTADA PELO SENADOR EDUARDO SUPLICY, DO PT DE SÃO PAULO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.
 
(Repórter) O senador petista informou que segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de um bilhão de pessoas, ou um sexto da população do planeta, sofrem com uma ou mais doenças que não recebem a devida atenção das autoridades de saúde. As vítimas são em geral a população pobre e entre as enfermidades estão a dengue, o mal de chagas, a malária e a hanseníase. Ainda de acordo com o senador Eduardo Suplicy, o Brasil é o líder mundial em pesquisas sobre doenças negligenciadas. Em 2006 foi instituído o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Doenças Negligenciadas, que financiou 82 pesquisas. Além disso, em 2012 o governo federal lançou a Rede de Pesquisas em Doenças Negligenciadas, com financiamento de 20 milhões de reais. Para reforçar esse trabalho, Eduardo Suplicy propôs a criação do Fundo Nacional de Pesquisa para Doenças Raras e Negligenciadas.
 
(Eduardo Suplicy) O Fundo funcionará sob as formas de apoio a fundo perdido ou de empréstimos reembolsáveis. As fontes de recursos incluem doações, sendo permitidas doações para pesquisa de doença específica; subvenções e auxílios de entidades de qualquer natureza, inclusive de organismos internacionais; e reembolso das operações de empréstimo realizadas por meio do Fundo, a título de financiamento reembolsável. Ademais, contará com recursos orçamentários anuais de R$50 milhões.
 
(Repórter) O senador Eduardo Suplicy explicou também que com mais dinheiro, será possível ampliar as pesquisas de cientistas e médicos brasileiros na busca de tratamentos mais eficazes para as doenças consideradas negligenciadas.
05/07/2012, 05h25 - ATUALIZADO EM 05/07/2012, 05h25
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00