CPI se reúne nesta quinta para votar nova convocação de Cachoeira — Rádio Senado

CPI se reúne nesta quinta para votar nova convocação de Cachoeira

LOC: A CPI MISTA DO CACHOEIRA SE REÚNE NESTA QUINTA-FEIRA PARA VOTAR REQUERIMENTOS DE CONVOCAÇÃO. ENTRE ELES ESTÃO O DO CONTRAVENTOR CARLOS RAMOS, DO EX-PRESIDENTE DA CONSTRUTORA DELTA E DO PREFEITO DE PALMAS. 

LOC: OS INTEGRANTES DA COMISSÃO VÃO DECIDIR AINDA SE OS DEPOENTES PROTEGIDOS POR HABEAS CORPUS TERÃO DE OUVIR AS PERGUNTAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: A pauta de votações da CPI Mista do Cachoeira desta quinta-feira tem mais de 300 requerimentos. Desses, pelo menos dois deles têm apelo para serem imediatamente apreciados: os de convocação do ex-presidente da Construtora Delta, Fernando Cavendish, e do ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Luiz Pagot. Outro pedido de oitiva é do prefeito de Palmas, Raul Filho, que admitiu ter recebido ajuda financeira do contraventor Carlos Ramos na campanha de 2004. O senador Ricardo Ferraço do PMDB do Espírito Santo afirmou que a aprovação dessas oitivas é necessária para que a CPI retome a credibilidade. 

(Ferraço) Acho que a CPI avançou muito pouco. As investigações que valeram efetivamente foram feitas pela Polícia Federal e pela Procuradoria Geral da República. Estamos diante de uma excepcional oportunidade de convocarmos essas pessoas que estão direta ou indiretamente envolvidas nessas denúncias que foram feitas. 

REP: Na reunião administrativa de junho, a convocação de Cavendish e Pagot foi adiada. Na ocasião, o relator, deputado Odair Cunha do PT mineiro, argumentou que não era o momento de a CPI ouvir os dois. O relator não adiantou se vai defender essas oitivas. Mas antecipou que vai pedir a reconvocação de Cachoeira depois da divulgação de vídeos gravados pelo contraventor em negociata com políticos. Questionado se o pedido será útil, já que o bicheiro ficou em silêncio na audiência de maio, o relator se disse otimista. 

(Odair) Ele tem dado sinais de que pode falar à CPI. Aliás, ele disse isso textualmente quando aqui esteve que gostaria de contribuir em momento oportuno com os trabalhos da CPMI. A sua esposa, em reportagem, sinalizou que ele poderia falar. Nós vamos então deixar o requerimento aprovado para quando o momento for oportuno, nós já termos o requerimento aprovado. 

REP: O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, afirmou que será decidido se os depoentes protegidos por habeas corpus ou que optarem por ficar em silêncio serão dispensados, como tem ocorrido, ou se terão de ouvir as perguntas dos integrantes da CPI. 

(Vital) Para aqueles que defendem a mudança de rito, eles esperam colher algum tipo de resposta, mesmo que tênue, desses depoentes. REP: Na reunião administrativa desta quinta-feira, os integrantes da CPI deverão decidir sobre a manutenção das investigações durante o recesso parlamentar, que começa no dia 17.
04/07/2012, 12h19 - ATUALIZADO EM 04/07/2012, 12h19
Duração de áudio: 02:42
Ao vivo
00:0000:00