Acordo entre Brasil e União Europeia simplifica entrada e circulação de visitantes — Rádio Senado

Acordo entre Brasil e União Europeia simplifica entrada e circulação de visitantes

LOC: UM ACORDO ENTRE O BRASIL E A UNIÃO EUROPEIA APROVADO PELO PLENÁRIO DO SENADO ELIMINA A NECESSIDADE DE VISTOS PARA VIAGENS DE ATÉ NOVENTA DIAS.
 
LOC: A MEDIDA SE APLICA A PESSOAS COM PASSAPORTES COMUNS, MAS NÃO LIBERA O VIAJANTE DE COMPROVAR OS MOTIVOS DA VISITA AO PAÍS EUROPEU E VICE-VERSA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(Repórter) O acordo simplifica a entrada e a circulação de brasileiros nos países da União Europeia e de europeus no Brasil. No entanto, fica mantida a autonomia dos serviços de imigração dos países para verificar se o visitante atende às condições de permanência de até noventa dias. Isso vale para as finalidades de fazer turismo, visitas familiares, compromissos comerciais, participação em reuniões, conferências e seminários, assinatura de contratos e atividades financeiras ou administrativas, além de participação em competições esportivas e artísticas. O senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, que foi relator do projeto na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, avalia que o acordo vai trazer inúmeras vantagens.
 
(Luiz Henrique) Há uma nítida percepção de que o acordo produzirá benefícios para o turismo e os negócios entre o Brasil e os países da União Europeia.
 
(Repórter) O acordo não vale para a entrada no Reino Unido e na Irlanda.
28/06/2012, 05h33 - ATUALIZADO EM 28/06/2012, 05h33
Duração de áudio: 01:02
Ao vivo
00:0000:00