Comissão debate mecanismos para erradicação da pobreza — Rádio Senado

Comissão debate mecanismos para erradicação da pobreza

LOC: AS COMISSÕES DE ASSUNTOS ECONÔMICOS E DE ASSUNTOS SOCIAIS DISCUTIRAM NESTA TERÇA-FEIRA MECANISMOS PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA.

LOC: A AUDIÊNCIA CONTOU COM A PRESENÇA DE UM PESQUISADOR DO REINO UNIDO E UM DO RIO DE JANEIRO, ALÉM DO PREFEITO DE SANTO ANTÔNIO DO PINHAL, QUE POSSUI UMA LEI MUNICIPAL DE RENDA MÍNIMA. REPORTAGEM BRUNO LOURENÇO.

(REPÓRTER) O professor João Saboia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, destacou o papel do salário mínimo na erradicação da pobreza. Segundo ele, a recomposição do poder de compra do piso salarial foi a política mais exitosa de distribuição de renda dos últimos anos. A médio prazo, João Saboia acredita que o ideal é a introdução da chamada renda básica de cidadania, e a longo prazo, a melhoria da qualidade do ensino público de modo que as crianças beneficiadas pelo bolsa-família tenham melhores condições de inserção no mercado de trabalho que seus pais. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, também aponta a educação como saída para a miséria.

(CRISTOVAM BUARQUE) A renda mínima é um programa que tem que existir. Mas acho que ao lado temos que mobilizar as pessoas para que elas produzam o que elas precisam. 

(REPÓRTER) O pesquisador da Universidade de Bath, no Reino Unido, Guy Standing, afirmou que a ideia de assegurar a qualquer pessoa uma renda mínima vem ganhando força no mundo. Ele acredita que dar a todo cidadão uma parcela da riqueza é mais barato do que criar mecanismos sofisticados para determinar quem merece o benefício e qual o valor adequado. O prefeito de Santo Antônio do Pinhal, Augusto Pereira, explicou que foi criado em 2009 um fundo para assegurar uma renda básica a todos os habitantes da cidade, localizada no Vale do Paraíba, na microrregião de Campos de Jordão, em São Paulo. Seis por cento da receita tributária vai para o fundo, mas até o momento não houve distribuição, pois é preciso esperar que ele comece a gerar dividendos e seja sustentável.
26/06/2012, 01h27 - ATUALIZADO EM 26/06/2012, 01h27
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00