Marina Silva critica documento final da Conferência — Rádio Senado

Marina Silva critica documento final da Conferência

LOC: A EX-MINISTRA DO MEIO AMBIENTE MARINA SILVA CRITICOU O DOCUMENTO FINAL DA RIO MAIS VINTE E AFIRMOU QUE PRIVILEGIARAM A ECONOMIA, E NÃO A SUSTENTABILIDADE.
 
LOC: ONGS E MOVIMENTOS SOCIAIS LAMENTARAM OS RESULTADOS DA CONFERÊNCIA E ENTREGARAM UMA CARTA AO SECRETÁRIO-GERAL BAN KI-MOON. REPÓRTER LEILA HERÉDIA: 

(Repórter) Representantes de diversas Ongs entregaram uma carta-repúdio nesta sexta-feira, na qual destacam que a Rio mais vinte deve passar para a história como uma conferência que deixou para a sociedade um texto cheio de omissões. A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lamentou que as negociações não tenham avançado nessas 72 horas de conferência do segmento de alto nível. Segundo ela, o documento proposto pelo Brasil e aceito pelos outros países privilegiou apenas a economia, e não a sustentabilidade. Para a ex-ministra, a tese americana para o meio ambiente foi mantida e a decisão de buscar um mundo mais sustentável foi devolvida à sociedade.
 
(Marina Silva) O que prevaleceu aqui foi a tese americana desses ultimos 20 anos. os eua foi o único que não apostou no processo multilateral para o enfrentamento da crise ambiental global. Dizia sempre que as coisas deveriam ser resolvidas com cada país tomando medidas internas e fazendo alguma parceria bilateral e 182 países insistindo que deveríamos ter processos que incluíssem a todos.

(Repórter) Representantes da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Conferência, disseram ao secretário-geral da Onu, Ban Ki-Moon estarem frustrados com o texto aprovado. Entre as principais reclamações estão a manutenção dos subsídios aos combustíveis fósseis e a não criação de um fundo de 30 bilhões de dólares para políticas sustentáveis. Outro alvo de crítica é a não transformação do Pnuma, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em agência, a exemplo da Organização Mundial da Saúde.
22/06/2012, 01h40 - ATUALIZADO EM 22/06/2012, 01h40
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00