Cidades localizadas na fronteira do Brasil poderão ter free shops — Rádio Senado

Cidades localizadas na fronteira do Brasil poderão ter free shops

LOC: AS CIDADES LOCALIZADAS EM FRONTEIRAS E QUE FAZEM DIVISA COM MUNICÍPIOS DE OUTROS PAÍSES PODERÃO TER FREE SHOPS.

LOC: PELO MENOS É ISSO QUE PREVÊ UM PROJETO EM ANÁLISE NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(REPÓRTER) A ideia do projeto é que seja autorizada a instalação de lojas do tipo free shops em cidades brasileiras que são vizinhas a municípios de outros países, as chamadas cidades gêmeas. Segundo relatório do senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, que já foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores, a proposta tem o objetivo de beneficiar várias economias locais com a abertura de lojas francas. Há uma estimativa que cerca de vinte e oito cidades são enquadradas na categoria de gêmea de cidade estrangeira, nos estados do Rio Grande do Sul, Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Paraná, Roraima, Rondônia e Santa Catarina. Para o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, a proposta pode resultar na criação de muitos empregos em solo brasileiro.

(PAULO PAIM) Não tenho nenhuma dúvida de que esse trará benefícios, principalmente para os brasileiros e para aqueles que têm a sua moradia na fronteira. Segundo um dado que recebi, somente Santana do Livramento, nos últimos 15 anos, perdeu cerca de 400 empresas de médio e grande portes, situação que levou ao desemprego naquela região de aproximadamente dez mil conterrâneos nossos. 

(REPÓRTER) O projeto deve passar ainda por votação na Comissão de Assuntos Econômicos. Atualmente as free shops são autorizadas a funcionar nos aeroportos, que fazem voos internacionais e nos portos, que recebem navios de outros países.
21/06/2012, 06h46 - ATUALIZADO EM 21/06/2012, 06h46
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00