Frente parlamentar quer criar padrões de excelência para administração pública — Rádio Senado

Frente parlamentar quer criar padrões de excelência para administração pública

LOC: CRIAR PADRÕES DE EXCELÊNCIA PARA A ADMINISTRAÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS EM TODOS OS NÍVEIS DE GOVERNO.

LOC: É ESSE O PRINCIPAL OBJETIVO DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DA GESTÃO PÚBLICA, LANÇADA NESTA TERÇA-FEIRA NO CONGRESSO NACIONAL. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE. 

(REPÓRTER) O grupo é formado por 240 congressistas de vários partidos e pretende elaborar uma proposta de reforma da administração pública no Brasil. O senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, vice-presidente da frente parlamentar, disse que os deputados e senadores devem trabalhar sem levar em conta as disputas políticas, mas o interesse dos cidadãos:

(Aécio Neves) Estamos tomando iniciativas que não são de um grupo político, não são sequer partidárias. São da sociedade brasileira. O que nós temos é que ter generosidade e grandeza para construir consensos entorno daquilo que interessa ao Brasil. Os governos passam, todos passamos, mas é importante que nós tenhamos no Brasil administração de qualidade, administração que apresente resultados, que respeite o dinheiro público, que tenha transparência.

(REPÓRTER) A frente parlamentar dividirá seus debates em onze temas, dentre eles saúde, educação, obras públicas e transporte. O presidente do grupo, deputado federal Luiz Pitiman, do PMDB do Distrito Federal, lembrou que a economia brasileira vem melhorando, mas que o crescimento não se reflete na qualidade dos gastos públicos:

(Luiz Pitiman) O Brasil nos últimos anos apresentou invejáveis índices de crescimento econômico o que, infelizmente, não foi acompanhado de uma gestão pública mais eficiente. Um dos mais recentes relatórios do Banco Mundial apresenta o Brasil na 136ª entre 142 nações analisadas no quesito qualidade de gastos do governo.

(REPÓRTER) Também estiveram no evento o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, a vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas, do PMDB do Espírito Santo, e o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage.
19/06/2012, 04h49 - ATUALIZADO EM 19/06/2012, 04h49
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00