Começa I Cúpula Mundial dos Legisladores — Rádio Senado

Começa I Cúpula Mundial dos Legisladores

LOC: COMEÇOU NESTA SEXTA-FEIRA, NO RIO DE JANEIRO, A PRIMEIRA CÚPULA MUNDIAL DOS LEGISLADORES, UM DOS EVENTOS DA CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 

LOC: PARLAMENTARES DE 80 PAÍSES VÃO DISCUTIR COMO GARANTIR QUE OS ACORDOS APROVADOS NA RIO MAIS VINTE SEJAM IMPLEMENTADOS. REPORTER RENINA VALEJO. 

(Repórter) Cerca de 300 deputados e senadores dos cinco continentes estão reunidos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro para discutir como fiscalizar e implementar os compromissos assumidos pelos governos na Rio+20. A Cúpula Mundial de Legisladores também será um espaço de intercâmbio das melhores práticas legislativas, já que os acordos internacionais precisam ser aprovados nos parlamentos. O evento é organizado pela Globe International, uma entidade que reúne parlamentares de diversos países. Na abertura do encontro, o senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba e presidente da instituição no Brasil, ressaltou o pioneirismo da Eco 92 e o papel dos Parlamentos de garantir que os acordos internacionais sejam efetivados. 

(Cícero Lucena) Decorridas duas décadas, trazemos para essa cúpula um objetivo igualmente revolucionário: integrar a esse movimento transnacional a capacidade de liderança dos parlamentos, utilizando seu poder, suas competências e suas funções na administração do estado, como alavanca da internalização e da estabilização institucional, em cada país, dos consensos mundiais relativos ao meio ambiente. 

(Repórer) O senador Fernando Collor, que presidiu as reuniões da Eco 92, lembrou que a Conferência resultou em acordos importantes para a preservação do meio ambiente; porém, muito ainda precisa ser feito para que sejam colocados em prática. 

(Fernando Collor) “Em termos de valorização da biodiversidade, estamos ainda nos estágios iniciais. No que concerne as mudanças climáticas, os resultados são desalentadores. Não podemos permitir que problemas de ordem diversas, principalmente nas economias centrais, contaminem as negociações ora em curso”. 

(Repórter) Ao final do encontro, deve ser aprovado um protocolo de intenções dos legisladores, como explica o senador Rodrigo Rollemberg 

(Rodrigo Rollemberg) “Esse protocolo tem o reconhecimento de que muitas das falhas no processo de implementação das decisões da Rio 92 foi justamente pelo não envolvimento dos legislativos nacionais”. 

(Repórter) A Cúpula Mundial dos Legisladores termina neste domingo.
15/06/2012, 07h21 - ATUALIZADO EM 15/06/2012, 07h21
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00