Número de passageiros dobrou em 5 anos, diz representante da Embraer — Rádio Senado

Número de passageiros dobrou em 5 anos, diz representante da Embraer

LOC: A INDÚSTRIA AERONÁUTICA NACIONAL TEM TUDO PARA CRESCER, MAS PARA TANTO SÃO NECESSÁRIAS MEDIDAS, COMO A REDUÇÃO DOS IMPOSTOS.
 
LOC: O MERCADO PARA AS AERONAVES BRASILEIRAS FOI DEBATIDO NA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA SOBRE A AVIAÇÃO CIVIL. REPÓRTER LARISSA BORTONI.
 
(Repórter) A melhora na economia levou os brasileiros para os aeroportos. Segundo um estudo apresentado pelo gerente de Estratégia de Mercado da Embraer Luiz Fernando Vicente Lopes, o número de passageiros dobrou em cinco anos. Atualmente, cada brasileiro viaja em média zero vírgula quatro vez ao ano, enquanto nos Estados Unidos, a média é de 2,3 viagens por pessoa. Isso mostra, de acordo com o executivo da Embraer, as possibilidades do crescimento do mercado aéreo. Luiz Fernando Lopes afirmou ainda que 85% dos voos contam com menos de 120 passageiros. E para ele, a situação é favorável à indústria aeronáutica brasileira, mas depende de estímulos do governo federal.
 
(Luiz Fernando Lopes) Nós necessitamos de algumas desonerações de carga tributária dentro de produtos e serviços aéreos. Os serviços hoje aéreos tanto de manutenção e suporte são extremamente majorados sem competitividade com os serviços externos internacionais.
 
(Repórter) O presidente da Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil, senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins, concorda que o setor precisa de apoio, mesmo porque atende a população das cidades menores.
 
(Vicentinho Alves) Eles atendem a aviação regional, atendem a aviação no maior número de aeroportos no país. Portanto, precisamos ouvir bem a Embraer. Ouvir bem a Helibras e os demais fabricantes para que o governo federal possa estar ali presente. Incentivando cada vez mais a indústria da aviação no nosso país.
 
(Repórter) Além do representante da Embraer, a subcomissão ouviu o diretor de Inovação da Helibras, Vitor Coutinho. Ele também defendeu a queda na carga de impostos cobrados do setor, em especial na produção de helicópteros.
13/06/2012, 06h59 - ATUALIZADO EM 13/06/2012, 06h59
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00