Começa evento promovido pelas subcomissões temáticas da Rio+20 — Rádio Senado

Começa evento promovido pelas subcomissões temáticas da Rio+20

LOC: COMEÇOU NESTA QUARTA-FEIRA A RIO CLIMA, UM EVENTO PARALELO A RIO MAIS VINTE, PROMOVIDO PELAS SUBCOMISSÕES TEMÁTICAS DO SENADO E DA CÂMARA.
 
LOC: AO FINAL DO ENCONTRO SERÃO APROVADAS RECOMENDAÇÕES À CONFERÊNCIA DA ONU PARA REDUÇÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA. REPÓRTER RENINA VALEJO: 

(Repórter) Especialistas em clima, pesquisadores e políticos estão reunidos no Rio de Janeiro durante quatro dias para discutir medidas que atenuem as mudanças climáticas. O encontro The Rio Climate Challenge - Rio Clima - é um dos eventos paralelos à Rio+20, e pretende contribuir para a negociação dos governos em dezembro, na Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP 18, no Catar. Além de painéis temáticos, parlamentares vão simular uma negociação entre países para um acordo do clima, como explica o coordenador do evento, deputado federal Alfredo Sirkis:

(Alfredo Sirkis) Nós queremos elaborar um conjunto de ações para poder alcançar a meta de preservar o clima contendo a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera em 450 ppm nesse século e o aumento da temperatura média em 2ºC, para que de fato o aquecimento global que é um problema grave não se torne catastrófico.
 
(Repórter) Da Rio Clima também devem sair recomendações sobre economia verde e governança - temais centrais da Rio+20. Na segunda-feira, dia 18, os senadores Cristovam Buarque, Rodrigo Rollemberg, Sérgio Souza e Fernando Collor vão falar sobre a questão do clima na ótica do parlamento. Em 2009, o Senado aprovou a Política Nacional de Mudança Climática, que mantém a meta de redução das emissões nacionais de gases de efeito estufa entre 36 e 39% até 2020.
13/06/2012, 03h56 - ATUALIZADO EM 13/06/2012, 03h56
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00