Projeto prevê que só pessoas autorizadas pelos pais circulem pela escola — Rádio Senado

Projeto prevê que só pessoas autorizadas pelos pais circulem pela escola

LOC: SÓ PODERÁ ENTRAR NO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA QUEM TIVER A AUTORIZAÇÃO PARA ACOMPANHAR AS ATIVIDADES DO ALUNO.

LOC: ESTE É UM DOS PROJETOS QUE A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEVE APROVAR NA REUNIÃO DESTA TERÇA-FEIRA. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.

(REPÓRTER) Está na pauta da Comissão de Educação e, se for aprovado, segue direto para a Câmara dos Deputados o projeto do senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, que determina que quando um aluno se matricular em qualquer escola do ensino básico, juntamente com a matrícula, seguirá a lista das pessoas autorizadas a entrar no colégio para acompanhar seu rendimento escolar. O que motivou Paulo Bauer a apresentar este projeto foi a tragédia que aconteceu no ano passado no Rio de Janeiro, quando um ex-aluno da escola "Tasso da Silveira" entrou no colégio, assassinou 12 estudantes e depois se matou. Com o projeto, seria barrada a entrada de qualquer outra pessoa que não estivesse na lista, o que no entender do senador tornaria o ambiente mais seguro.

(PAULO BAUER) Ainda assim correríamos riscos porque alguém poderia viver uma situação de desequilíbrio e poderia cometer algum ato, mas certamente minimizaríamos a prática deste tipo de atitude. O Brasil precisa dar uma resposta imediata no sentido de proteger os alunos das escolas.

(REPÓRTER) O projeto tem parecer pela aprovação do relator Randolfe Rodrigues do PSOL do Amapá. Também está na pauta a proposta da ex-senadora Marisa Serrano que abre para todos os estudantes de cooperativas educacionais o acesso ao programa do governo "PROUNI", que financia o curso superior de milhares de universitários em todo o país. O projeto também tem o parecer pela aprovação do senador Pedro Simon do PMDB do Rio Grande do Sul.
11/06/2012, 12h06 - ATUALIZADO EM 11/06/2012, 12h06
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00