Sessão homenageia centenário de primeiro governador do Amapá — Rádio Senado

Sessão homenageia centenário de primeiro governador do Amapá

LOC: O CENTENÁRIO DO PRIMEIRO GOVERNADOR DO AMAPÁ, JANARY NUNES, FOI LEMBRADO EM UMA SESSÃO SOLENE DO CONGRESSO NACIONAL NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA.

LOC: A REUNIÃO CONTOU COM A PRESENÇA DE FAMILIARES DO HOMENAGEADO E DE REPRESENTANTES DO GOVERNO DO AMAPÁ. REPORTAGEM ANA BEATRIZ SANTOS. 

(REPÓRTER) A sessão solene do Congresso Nacional marcou o centenário de nascimento do primeiro governador do Amapá, Janary Gentil Nunes. Participaram da homenagem a vice-governadora do estado do Amapá, Doralice Nascimento de Souza e familiares de Janary Gentil Nunes. O presidente do congresso nacional e senador pelo Amapá, José Sarney, do PMDB, destacou a importância do trabalho de Janary não só para a nação brasileira, como militar e diplomata, mas principalmente para a consolidação do Amapá, primeiro como território e depois como estado da federação.

(José Sarney) Onde legou uma herança de realizações de inúmeras obras, e incutiu naquele povo o sentimento de ânimo e vontade de prosperar.Ainda continua como uma legenda viva na memória do povo do Amapá.

(REPÓRTER) O senador Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá, e um dos autores do pedido de homenagem, lembrou a importância do trabalho de Janary para o desenvolvimento da Petrobrás nos anos sessenta.

(Randolfe Rodrigues) A Petrobras não seria brasileira, se não fosse Janary.A Petrobras não seria brasileira, se não fosse o feito de heróis brasileiros, naquele momento, no final dos anos 50, quando enfrentaram o poder econômico internacional.

(REPÓRTER) Janary Gentil Nunes nasceu no dia primeiro de junho de 1912 na cidade de Alenquer, no estado do Pará e faleceu no Rio de Janeiro em 15 de outubro de 1984. Ele foi nomeado governador do Território do Amapá em 1943, aos trinta e um anos de idade. Além da sessão de homenagem do Congresso Nacional, a Gráfica do Senado republica a obra de Janary Gentil Nunes com o título "Confiança no Amapá", lançada pela primeira vez há cinquenta anos.
04/06/2012, 02h05 - ATUALIZADO EM 04/06/2012, 02h05
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00