Senadoras vão aos EUA conhecer programas de combate ao crime — Rádio Senado

Senadoras vão aos EUA conhecer programas de combate ao crime

LOC: A PRESIDENTE DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO QUE INVESTIGA O TRÁFICO DE PESSOAS, SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN, DO PC DO B DO AMAZONAS, E A RELATORA, LÍDICE DA MATA, DO PSB DA BAHIA, VÃO CONHECER DE PERTO OS PROGRAMAS DOS ESTADOS UNIDOS PARA COMBATE A ESSE TIPO DE CRIME.
 
LOC: AS SENADORAS ESTÃO EM WASHINGTON, A CONVITE DO DEPARTAMENTO DE ESTADO. ELAS PARTICIPAM NESTA SEMANA DE UMA SÉRIE DE ENCONTROS COM AUTORIDADES NORTE-AMERICANAS. AS INFORMAÇÕES COM A REPORTER NARA FERREIRA:
 
(Repórter) As senadoras vão conhecer os programas federais dos Estados Unidos para localização e punição de traficantes de pessoas e as políticas de proteção às vítimas. Foi o que explicou a senadora Lídice da Mata, do PSB baiano.
 
(Lídice da Mata) Vamos a convite do governo americano para conhecer o sistema de combate ao tráfico de pessoas naquele país, que tem um sistema respeitado no mundo inteiro. Está na nossa programação o contato com o senado, as organizações não governamentais que tratam dessa questão e instituições governamentais responsáveis pela elaboração das principais leis de combate ao trafico de pessoas, e de políticas de apoio a pessoas traficadas.
 
(Repórter) A legislação sobre esse assunto foi aprovada nos Estados Unidos há doze anos. Os americanos têm produzido relatórios sobre o tráfico de pessoas em 184 países. O documento classifica a atuação desses países em uma escala que varia de 1 a 3. O Brasil está no nível 2, o que, segundo o relatório, significa que não há pleno envolvimento do poder público para reduzir o crime. Entre as recomendações ao Brasil, estão o aumento dos esforços para investigar, julgar e condenar os traficantes de pessoas; alteração na legislação para endurecer as penas; e mais investimento na assistência especializada às vítimas. Para Lídice Da Mata, é preciso melhorar as leis de combate a esse tipo de crime no Brasil.
 
(Lídice da Mata) Minha expectativa é trazer essa experiência para o Senado Federal e que possamos com tudo que analisarmos lá, trabalhar na melhoria da legislação brasileira no que concerne o combate ao crime do trafico de pessoas. 

(Repórter) O orçamento para o combate ao tráfico de pessoas nos Estados Unidos é de 100 milhões de dólares. No Brasil, o gasto previsto neste ano para implementar a política nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas é de um milhão e novecentos reais.
04/06/2012, 01h17 - ATUALIZADO EM 04/06/2012, 01h17
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00