Delcídio espera reunião sem surpresas com presidente do Banco Central — Rádio Senado

Delcídio espera reunião sem surpresas com presidente do Banco Central

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DO SENADO, DELCÍDIO DO AMARAL, ELOGIOU A POLÍTICA MONETÁRIA DO PAÍS E DISSE ESPERAR UMA REUNIÃO SEM SURPRESAS COM O PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL.

LOC: ALEXANDRE TOMBINI ESTARÁ NA CÂMARA DOS DEPUTADOS NESTA TERÇA-FEIRA PARA AUDIÊNCIA COM SENADORES E DEPUTADOS. REPÓRTER NILO BAIRROS:

(Repórter) O presidente do Banco Central vai falar sobre o cumprimento de metas da política monetária, o custo fiscal das operações do Banco Central e também da política de crédito no país. Mas para o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, será uma reunião tranquila. É que, para o senador, a situação monetária do Brasil vai bem. Exemplo disso é o superávit primário alcançado pelo país no primeiro quadrimestre de 2012, que ficou 60% maior que a meta estipulada. Entre janeiro e abril, o país atingiu 45 bilhões de reais de superávit, ou seja, a diferença entre as receitas e as despesas, fora os juros. A avaliação do Banco Central, que deve ser repetida aos parlamentares por Alexandre Tombini, é de que o governo vai conseguir cumprir facilmente a meta para 2012, que é de 96,9 bilhões de reais de superávit primário. O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado reconhece que existe pressão por medidas que favoreçam o crescimento econômico. Uma espécie de afrouxamento das metas. Mas, para Delcídio do Amaral, governo e Banco Central agem bem e colocam o país a salvo da crise que atinge o mercado externo: 

(Delcídio do Amaral) O governo tem tido muita responsabilidade para tratar dessas questões. Evidentemente existem, num momento como esse, várias propostas, isso é até natural que aconteça esse tipo de coisa, até porque o Brasil precisa crescer, se desenvolver. Mas acho que o governo tem tido muita responsabilidade e as medidas que tem tomado vão vir de encontro ao desenvolvimento do país, eu não tenho dúvida nenhuma.

(Repórter) A audiência pública com o presidente do Banco Central, marcada para as três da tarde desta terça, vai reunir as Comissões de Assuntos Econômicos e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado; e as Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, além da Comissão Mista de Orçamento. A visita semestral do presidente do Banco Central ao Congresso é prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.
04/06/2012, 07h05 - ATUALIZADO EM 04/06/2012, 07h05
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00