Senado homenageia empresários que ajudaram país a crescer — Rádio Senado

Senado homenageia empresários que ajudaram país a crescer

LOC: O SENADO HOMENAGEOU NESTA TERÇA-FEIRA EMPRESÁRIOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL DO PAÍS. 

LOC: A REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN ACOMPANHOU A SESSÃO SOLENE E TEM AS INFORMAÇÕES:  

TÉC: Os empresários Assis Gurgacz, do Grupo Eucatur; José Carlos da Silva Júnior, do Grupo São Braz, Ricardo Coimbra de Almeida Brennand, do Grupo Brennand, e Said Samou Salomão, in memoriam, receberam do Senado a placa e o diploma José Ermírio de Moraes. Eles foram agraciados pela homenagem instituída pelo Senado para comemorar a Semana Nacional da Indústria. Os homenageados foram escolhidos por uma comissão formada por 13 senadores por terem contribuído com o crescimento e desenvolvimento econômico e social do país. O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, ressaltou a importância dessa premiação. 

(Sarney) Esse prêmio foi instituído pela Casa e tem o nome do grande industrial brasileiro, José Ermírio de Moraes, que também foi senador, e cada vez mais afirma-se como uma prova de reconhecimento do Senado Federal daqueles que dedicaram sua vida e que trabalham construindo a riqueza do nosso país. 

REP: O presidente do Conselho, senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, aproveitou a cerimônia para lembrar as dificuldades enfrentadas pelos empresários brasileiros. Ele citou o custo da energia elétrica, a alta carga tributária e o processo de desindustrialização. 

(Monteiro2) Nesse momento em que a gente homenageia trajetórias e perfis identificados com grandes empreendedores do Brasil é uma hora também de lembrar os desafios que a indústria tem, sobretudo, um compromisso que o Senado deve ter de ajudar a criar um ambiente melhor para a operação das empresas no Brasil e para fazer o Brasil avançar preservando a sua indústria. REP: O empresário Ricardo Brennand reiterou as dificuldades enfrentadas pela indústria não só relacionadas à carga tributária, mas também à concorrência internacional. 

(Brennand) O empresariado brasileiro hoje sofre do governo e do mundo sérias pressões. 

REP: Em resposta, José Sarney lembrou que o Senado está discutindo medidas de apoio à indústria. 

(Sarney2) Desde o princípio, tenho me colocado fundamentalmente favorável a nós defenderemos a indústria nacional. Nós aqui temos esse dever de defender a indústria nacional. 

REP: Entre os agraciados nas edições anteriores do prêmio José Ermírio de Moraes estão o ex-vice-presidente da República, José de Alencar, do grupo têxtil, Coteminas; e Jorge Gerdau, do grupo siderúrgico Gerdau.
29/05/2012, 01h32 - ATUALIZADO EM 29/05/2012, 01h32
Duração de áudio: 02:40
Ao vivo
00:0000:00