Industrialização do DF seria alternativa para reduzir desigualdades no entorno — Rádio Senado

Industrialização do DF seria alternativa para reduzir desigualdades no entorno

LOC: A INDUSTRIALIZAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL SERIA UMA ALTERNATIVA PARA REDUZIR AS DESIGUALDADES ENTRE OS HABITANTES DA CAPITAL DO PAÍS E DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO, AFIRMOU O DIRETOR DA CODEPLAN, JÚLIO MIRAGAIA. 

LOC: ELE PARTICIPOU DE UMA AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DO SENADO NESTA SEGUNDA FEIRA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES. 

TÉC.: O desenvolvimento econômico do entorno do Distrito Federal foi o tema do quarto encontro da CDR que discute alternativas para a geração de emprego e renda para a região. A audiência faz parte de um ciclo de debates proposto pelo senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal. Ele lembrou que, embora Brasília tenha uma das maiores rendas per captas do país, as cidades do entorno, como Águas Lindas em Goiás, amargam as piores taxas. O senador ressaltou que os habitantes desses municípios dependem cada vez mais dos serviços públicos de Brasília e disse que há uma disputa equivocada entre DF e Goiás. 

(Rollemberg) – O que a gente percebe ao longo dos anos é uma disputa extremamente equivocada, no nosso entendimento entre o Distrito Federal e Goiás quando deveríamos buscar uma integração cada vez maior buscando uma construção de políticas públicas comuns. 

(REP) – Segundo dados apresentados pelo diretor da Codeplan, Júlio Miragaia, o fosso social e econômico entre os habitantes do Distrito Federal e dos municípios que circundam a Capital Federal se agrava a cada dia e é o maior do País. A taxa de desemprego, segundo ele, só é menor que na da região metropolitana de Salvador. Miragaia lembrou também que em termos populacionais a região do entorno do DF é a que mais cresce no País. Ele concordou com o Senador Rodrigo Rollemberg de que é preciso e urgente o desenvolvimento de políticas conjuntas. Disse também que é necessário aumentar a capacidade de arrecadação da região que hoje depende dos recursos da União. Uma alternativa, na opinião dele, seria a industrialização do DF. 

(Júlio) - O discurso de que não temos vocação, esse discurso já está completamente atrasado....e para lembrar questão de vocação Manaus não tinha a menor vocação em termos de indústria eletro eletrônica e hoje é o segundo maior pólo eletro eletrônico do país então isso depende sobretudo de investimento, infra estrutura e vontade política. 

(REP) – Participaram ainda do debate o diretor superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, o Presidente do Banco de Brasília, Jacques Pena, e Júlio Cesar Peres, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal.
28/05/2012, 01h37 - ATUALIZADO EM 28/05/2012, 01h37
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00