CPI do Cachoeira deve debater o uso das informações já disponíveis — Rádio Senado

CPI do Cachoeira deve debater o uso das informações já disponíveis

LOC: A CPI DO CACHOEIRA VAI DEDICAR A REUNIÃO DESTA TERÇA-FEIRA À VOTAÇÃO DE REQUERIMENTOS E AO DEBATE SOBRE O USO DAS INFORMAÇÕES JÁ DISPONÍVEIS À COMISSÃO.

LOC: A MAIORIA DOS INTEGRANTES QUER APROVAR A QUEBRA DE SIGILOS DA CONSTRUTORA DELTA E A CONVOCAÇÃO DE GOVERNADORES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Diante do silêncio de quatro depoentes, incluindo o contraventor Carlos Ramos, na CPI Mista do Cachoeira, os integrantes da Comissão anteciparam para esta terça-feira a votação de requerimentos. Entre eles está o que pede a quebra dos sigilos fiscal e bancário da Delta Construções. A Comissão deve receber essas informações das filiais da empreiteira na região Centro-Oeste. Ainda na pauta, está a convocação dos governadores de Goiás, Marconi Perillo; do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, citados nos negócios do contraventor. O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, afirmou que está disposto a votar todos os requerimentos. 

(Vital) A pauta está aberta e vamos votar amanhã todos os requerimentos possíveis dentro de uma relação de prioridades que a CPI deverá até o momento da reunião estabelecer. REP: O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, avalia que as investigações só vão avançar quando a CPI tiver acesso à quebra dos sigilos da Delta nacional e convocar os governadores, além do ex-diretor da Delta, Fernando Cavendish, e o ex-diretor do Dnit, Luiz Pagot. 

(A.Dias) O objetivo é votarmos requerimentos importantes: quebra do sigilo da Delta Nacional, a convocação do Cavendish, a convocação dos governadores. São requerimentos prioritários. Incluímos também a convocação do Pagot. Aprovar requerimentos é necessário, depois se convoca na medida do necessário. 

REP: O senador Humberto Costa do PT de Pernambuco disse que não é contrário às convocações e às quebras de sigilo defendidas pela oposição. Mas avalia que ainda não é o momento de a CPI tratar desses assuntos. 

(Humberto) Há fatos que justifiquem essa atitude. Tenho certeza de que no momento adequado, que será amanhã ou não, haverá essa possibilidade de termos a Delta por intermédio de seus dirigentes depondo. Mas certamente, isso é algo a ser amadurecido amanhã e nas próximas reuniões. 

REP: A CPI já recebeu as informações referentes a 51 pedidos de quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico de envolvidos no esquema de Cachoeira, além de dados sobre a movimentação financeira atípica de cinco pessoas. A Comissão poderá ainda analisar as respostas do Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, sobre a decisão de não abrir em 2009 um processo contra Cachoeira e políticos. Na época, a Polícia Federal apresentou o inquérito da Operação Vegas, que ficou em suspenso até este ano.
28/05/2012, 08h37 - ATUALIZADO EM 28/05/2012, 08h37
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00