Comissão realiza audiência com profissionais do setor — Rádio Senado

Comissão realiza audiência com profissionais do setor

LOC: REPRESENTANTES DOS AERONAUTAS E AEROVIÁRIOS PROTESTARAM NO SENADO CONTRA O DESCUMPRIMENTO DAS REGULAMENTAÇÕES PROFISSIONAIS DO SETOR PELAS COMPANHIAS AÉREAS.  

LOC: AS MANIFESTAÇÕES ACONTECERAM NESTA TERÇA-FEIRA, DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA SOBRE AVIAÇÃO CIVIL. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI: 

(Repórter) A subcomissão tem como objetivo sugerir propostas para uma nova legislação da aviação civil brasileira. E logo na abertura da audiência, o presidente do colegiado, senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins, destacou a importância de serem ouvidos os profissionais da área. 

(Vicentinho Alves): Se hoje o Brasil possui a segunda maior aviação geral do mundo, isso se deve especialmente a quem com suas mãos faz a aviação acontecer. Os profissionais da aviação se compõem em uma verdadeira reserva estratégica e intelectual de nosso país, sendo indispensáveis para garantir sua integração e soberania. 

(Repórter) Gelson Dagmar, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, criticou as companhias aéreas por não cumprirem a regulamentação profissional, e também a Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, por, segundo ele, não exercer como deveria o papel de fiscalização. 

(Gelson Dagmar) Temos em torno hoje de 2 mil e 500 denúncias dos trabalhadores, dos aeronautas, e praticamente a metade são denúncias pelo descumprimento da atual regulamentação profissional. A escala de voo nossa, pela legislação, ela é mensal. Porém tem uma empresa aérea aqui que muda quase que diariamente, e ai do tripulante que não aceitar essa modificação. Se a função da Agência é fiscalizar, ela não faz. 

(Repórter) A reclamação foi reforçada por Selma Balbino, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários. (Selma Balbino) Os interesses políticos fortes, econômicos das empresas aéreas sempre se colocam na frente dos interesses nacionais da sociedade brasileira. 

(Repórter) Esta foi a décima segunda reunião promovida pela subcomissão, que está vinculada à comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal.
22/05/2012, 09h32 - ATUALIZADO EM 22/05/2012, 09h32
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00