Maggi acredita que Curitiba cumprirá cronograma de obras do Mundial — Rádio Senado

Maggi acredita que Curitiba cumprirá cronograma de obras do Mundial

LOC: O PRESIDENTE DA SUBCOMISSAO DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS DA COPA E DAS OLIMPIADAS, SENADOR BLAIRO MAGGI, ACREDITA QUE CURITIBA DEVERÁ CUMPRIR O CRONOGRAMA PARA O MUNDIAL DE 2014.  

LOC: A SUBCOMISSÃO, QUE É LIGADA À COMISSAO DE MEIO AMBIENTE, FISCALIZAÇAO E CONTROLE, ESTEVE NA CAPITAL DO PARANÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA E VAI VISITAR AS DOZES CIDADES-SEDES DA COPA ATÉ O FINAL DE AGOSTO. REPÓRTER RENINA VALEJO: 

TÉC: A comitiva visitou os principais projetos em andamento na capital paranaense, como a expansão de avenidas, a implantação do sistema de monitoramento integrado de trânsito, segurança e transporte coletivo, a ampliação do Aeroporto Internacional Afonso Pena e a reforma do Estádio Arena da Baixada. O presidente da Subcomissão, senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, avalia que as obras serão entregues dentro do prazo, principalmente por causa da estrutura de mobilidade urbana já existente na cidade. A preocupação maior é com a reforma do Estádio Arena da Baixada, do Atlético Paranaense, prevista para terminar em maio de 2013, e que vai custar 234 milhões de reais: 

(BLAIRO MAGGI 1) Nós temos tempo para chegar em 2014 com todas as obras prontas, porém há sempre uma preocupação porque elas não estão em pleno andamento, não estão num fluxo contínuo nesse momento aqui em Curitiba na questão do estádio. As demais obras estão todas andando e acho que não teremos nenhum problema. 

(REP) O senador Sergio Souza, do PMDB do Paraná, acompanhou parte da visita e destacou que as obras de mobilidade urbana, a geração de emprego e o estímulo ao turismo serão os principais legados da Copa. 

(SERGIO) Eu tenho certeza que este legado ficará para posteridade no coração do curitibano, no coração do paranaense e do brasileiro. 

(REP) O PAC da Mobilidade Urbana em Curitiba, que trata de políticas de trânsito, transporte e acessibilidade, deve ter um custo total de 460 milhões de reais, grande parte financiada pela Caixa Econômica Federal. Mas, segundo o Tribunal de Contas da União, apenas 0,2% foi repassado até agora. Curitiba foi a primeira cidade-sede da Copa visitada pela Subcomissão. Nesta quinta-feira será a vez de São Paulo e, na próxima semana, Cuiabá. Depois de verificar in loco as obras nas doze cidades, a Subcomissão deve produzir um relatório com suas conclusões, como explicou o senador Blairo Maggi: 

(BLAIRO 2) Nós temos essa comissão de acompanhamento e tem por obrigação acompanhar. Eu não to aqui fiscalizando nada, contrato isso, contrato aquilo, não, quero saber se a obra vai chegar no dia certo e em condições. As outras coisas têm o Tribunal de Contas, tem CGU que vão cuidando. Nós vamos apresentar um relatório porque queremos ter a certeza como senadores, como Senado, que as obras estarão em condições. 

(REP) Todas as informações sobre os gastos orçados e executados nas obras da Copa podem ser acompanhadas pelo site www.copatransparente.gov.br, desenvolvido pela Secretaria de Informática do Senado a pedido da Subcomissão.
21/05/2012, 07h52 - ATUALIZADO EM 21/05/2012, 07h52
Duração de áudio: 02:30
Ao vivo
00:0000:00