Audiência discute medidas para incentivar o setor produtivo — Rádio Senado

Audiência discute medidas para incentivar o setor produtivo

LOC: DUAS DAS MPS DO PROGRAMA BRASIL MAIOR, UM CONJUNTO DE MEDIDAS DE INCENTIVO À PRODUÇÃO E DE DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO, FORAM DEBATIDAS POR SENADORES E DEPUTADOS NESTA QUINTA-FEIRA.

LOC: A AUDIÊNCIA CONTOU COM A PRESENÇA DE ECONOMISTAS E GESTORES DE BANCOS DE FOMENTO, COMO INFORMA O REPÓRTER NILO BAIRROS:

(REPÓRTER) Foi a segunda audiência pública sobre as medidas para incentivar o setor produtivo. Os parlamentares das comissões mistas de análise das emepês ouviram representantes da Confederação Nacional da Indústria, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, do Banco da Amazônia, do Banco do Nordeste do Brasil e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese. A MP 563 dá continuidade à política de desoneração da folha salarial, iniciada na primeira etapa do plano Brasil Maior. Dessa vez, os setores favorecidos são os de serviços e da indústria de transformação. E a emepê 564 amplia a capacidade de crédito do BNDES, ao injetar no banco 45 bilhões de reais da União. O senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, destacou a importância dos incentivos do BNDES para o desenvolvimento do país.

(Romero Jucá) Nós temos aqui no senado aprovado reiterados mecanismos que fortalecem o BNDES, porque entendemos o papel de extrema relevância que o BNDES tem para a economia brasileira, para a geração de empregos, entoa é realmente um instrumento que é referência hoje no mundo, nós temos hoje outros países discutindo mecanismo de incentivo nos moldes do BNDES. 

(REPÓRTER) Na próxima semana estão previstas as apresentações dos relatórios das duas medidas provisórias. E uma outra emepê começa a ser analisada nesta quinta-feira, com a instalação da comissão mista que vai dizer se ela é relevante e urgente. A emepê 565 autoriza o governo a criar linhas de crédito para atender aos setores produtivos dos municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública. O presidente da comissão é o deputado Arthur Lira, do PP de Alagoas, enquanto a vice-presidência ficou com o senador Lobão Filho, do PMDB do Maranhão. O relator escolhido, senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, prometeu agilidade, lembrando que o tema já vem sendo discutido há alguns anos: 

(Walter Pinheiro) Desde 1997 todos nós nos debruçamos sobre ele, e agora temos que dar um tratamento célere, porque o que está na ponta, majoritariamente, é o Nordeste, nessa comissão, então cada um aqui é sabedor, conhecedor e sofredor desse ponto que estamos atravessando nesse momento. 

(REPÓRTER) A próxima reunião dessa comissão mista está marcada para o dia 17, quinta-feira, quando o relatório já poderá ser apresentado.
10/05/2012, 05h39 - ATUALIZADO EM 10/05/2012, 05h39
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00