CRA debate regulamentação sanitária de agrotóxicos — Rádio Senado

CRA debate regulamentação sanitária de agrotóxicos

LOC: ?COMO É FEITA A REGULAMENTAÇÃO SANITÁRIA NO MERCADO BRASILEIRO DE AGROTÓXICOS? ESTE ASSUNTO E A CONCENTRAÇÃO DA FABRICAÇÃO ENTRE POUCAS INDÚSTRIAS FORAM DEBATIDOS NA COMISSÃO DE AGRICULTURA E FEFORMA AGRÁRIA NESTA QUARTA-FEIRA. 

LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA FEZ PARTE DAS ATIVIDADES DA SEMANA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO CONGRESSO NACIONAL, PROMOVIDA PELA ANVISA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:  

(REPÓRTER) O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, José Agenor Álvares, informou que o mercado brasileiro de agrotóxicos cresceu 190 por cento entre 2000 e 2010, enquanto no mundo o aumento foi de 93 por cento. E que o consumo de agrotóxicos no Brasil representa 19% do mercado mundial. O diretor da ANVISA destacou que o uso desses produtos demanda rigorosa fiscalização 

(JOSÉ AGENOR) Se você continua sempre a se alimentar com culturas, plantas que tenha a utilização de agrotóxicos acima dos limites autorizados isso ai cumulativamente pode trazer consequência orgânica para as pessoas, isso temos a plena certeza. 

(REPÓRTER) José Agenor Alvarez explicou que o papel da Anvisa na regulação dos agrotóxicos é estabelecer diretrizes e exigências para registro desses produtos e seus componentes; fiscalizar e inspecionar a produção, importação e exportação; propor, acompanhar e avaliar as atividades de monitoramento dos resíduos, drogas veterinárias e outras substancias tóxicas em alimentos. Victor Pelaez, professor da Universidade Federal do Paraná, advertiu que há uma forte pressão sobre órgãos reguladores de agrotóxicos não só no Brasil, mas também em outros países. E alertou para o que chamou de oligopólio: 13 empresas transnacionais controlam 90 por cento das vendas de sementes e agrotóxicos no mundo: 

(VICTOR PELAEZ) elas estão produzindo insumos para a agricultura, portanto há uma complementaridade tecnológica e comercial, há uma estratégica global de crescimento e controle do mercado mundial no ramo de sementes e agrotóxicos. 

(REPÓRTER) Para o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, é essencial garantir a qualidade dos produtos agrícolas brasileiros. 

(ACIR GURGACZ) o uso de agrotóxico é um problema e é uma solução e a população brasileira precisa estar sempre acompanhando essa questão ...lembrando que o agronegócio responde pelo saldo positivo da balança comercial brasileira, além de alimentar os brasileiros...portanto temos que cuidar muito da nossa produção agrícola não só na quantidade, mas principalmente na qualidade. 

(REPÓRTER) Também participaram do debate Anamaria Tambellini, pesquisadora da UFRJ, e Eduardo Daher, diretor da Associação Nacional de Defesa Vegetal.
09/05/2012, 01h14 - ATUALIZADO EM 09/05/2012, 01h14
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00