Conselho de Ética nega pedido de advogado de Demóstenes por nova defesa — Rádio Senado

Conselho de Ética nega pedido de advogado de Demóstenes por nova defesa

LOC: O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ÉTICA, SENADOR ANTÔNIO CARLOS VALADARES, NEGOU O PEDIDO DO ADVOGADO DO SENADOR DEMÓSTENES TORRES PARA A APRESENTAÇÃO DE UMA NOVA DEFESA. 

LOC: O PEDIDO FOI FEITO DEPOIS DA LEITURA DO RELATÓRIO NO CONSELHO DE ÉTICA, NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES. 

(REPÓRTER) O relatório apresentado por Humberto Costa, do PT de Pernambuco, pede a abertura de processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres. O advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, pediu uma nova defesa, alegando que na primeira contestação se baseou nos fatos citados na representação do Psol que deu origem ao processo contra Demóstenes; mas que o relatório fugiu a esses pontos. O presidente do Conselho de Ética, senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, negou o pedido. Ele lembrou que o advogado de Demóstenes teve dez dias úteis para a apresentação de defesa prévia. 

(ANTONIO CARLOS VALADARES) Nesses dez dias úteis o representado teve todas as condições de apresentar sua defesa e o relator teve apenas cinco dias úteis para a apresentação do seu relatório. 

(REPÓRTER) Além dos pontos levantados pelo Psol como o recebimento de presentes do contraventor Carlinhos Cachoeira, o senador Humberto Costa lista em seu relatório diversos fatos para provar que o senador Demóstenes Torres mentiu ao afirmar que sempre se opôs ao jogo do bicho e que sempre votou contra todas as iniciativas para legalizá-lo. O senador lembrou que o Supremo Tribunal Federal já decidiu, no passado, que o julgador não precisa ficar restrito às alegações de defesa e acusação. (Humberto) De poder buscar novos fatos que viessem a construir a sua convicção, a sua opinião sobre aqueles fatos. Assim eu atuei. 

(REPÓRTER) O Conselho de Ética deve decidir na terça-feira se acata ou não o relatório de Humberto Costa que pede a instauração de processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres por quebra de decoro parlamentar.
04/05/2012, 12h28 - ATUALIZADO EM 04/05/2012, 12h28
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00