CRA vai elaborar documento com sugestões para sanção do Código Florestal — Rádio Senado

CRA vai elaborar documento com sugestões para sanção do Código Florestal

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA DO SENADO VAI PROCURAR A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF PARA DAR SUA POSIÇÃO SOBRE O NOVO CÓDIGO FLORESTAL.


LOC: OS SENADORES VÃO SE REUNIR NO PRÓXIMO DIA 9 PARA ELABORAR UM DOCUMENTO COM SUGESTÕES SOBRE A SANÇÃO DA PROPOSTA. A REPORTAGEM É DE ROBERTO FRAGOSO.


(REPÓRTER) Senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária vão analisar o impacto das mudanças feitas pela Câmara dos Deputados no texto do novo Código Florestal e levar sugestões à presidente da República Dilma Rousseff. O senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, quer que ela edite uma medida provisória para garantir a validade de alguns avanços. 

(BLAIRO MAGGI) A minha sugestão é de que nós possamos na semana que vem fazer uma discussão e nessa discussão levar um ponto de vista: Olha, presidente: se a senhora vetar esse item, recomponha no projeto, através de uma medida provisória, aquilo que o Senado fez. Já que o Senado também tem legitimidade, e discutiu com a sociedade, com os ambientalistas, com os cientistas, com os produtores, com o próprio governo.

(REPÓRTER) Já o senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, diz que a posição da comissão é expressa no texto aprovado em dezembro pelo Senado, mas que é preciso respeitar a legitimidade da decisão dos deputados.

(WALDEMIR MOKA) Qual que é a nossa opinião? A nossa opinião é o texto que nós conseguimos aprovar aqui no Senado. Ponto 2: independente de ser conta ou a favor do que a Câmara fez, eu quero respeitar a posição da Câmara dos Deputados. Nós temos que nos lembrar que 90% do que o Senado fez, a Câmara homologou. 

(REPÓRTER) O senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, que foi relator do novo Código em três comissões do Senado, afirmou que ficou decepcionado com as mudanças feitas pelos deputados. 

(LUIZ HENRIQUE) Por que ouvimos os deputados e ouvimos o governo e ouvimos a sociedade? Pra que produzíssemos um texto que fosse aplaudido pela sociedade, que fosse sancionado pela presidente Dilma Roussef, e que fosse respaldado na Câmara dos deputados. Então é com grande decepção que eu vi essa decisão da Câmara dos Deputados. 

(REPÓRTER) O prazo para sanção do projeto é de 15 dias depois que ele for recebido pela Casa Civil. A assessoria da presidência informou que ainda não recebeu o texto do novo Código Florestal, portanto o prazo ainda não está correndo.
03/05/2012, 01h32 - ATUALIZADO EM 03/05/2012, 01h32
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00