Aprovado projeto que prioriza mulheres chefes de família em programas sociais — Rádio Senado

Aprovado projeto que prioriza mulheres chefes de família em programas sociais

LOC: MULHERES QUE SÃO CHEFES DE FAMÍLIA PODERÃO TER PREFERÊNCIA NOS PROGRAMAS ASSISTENCIAIS E DE ERRADICAÇÃO DA MISÉRIA. 

LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO APROVADO NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO TRAZ AS INFORMAÇÕES. 

(REPÓRTER): Assim como no Bolsa Família, mulheres que são chefes de família poderão ter prioridade nos benefícios da Lei Orgânica de Assistência Social – que prevê benefícios em casos de nascimento, morte ou calamidade pública – e nos programas de Apoio à Conservação Ambiental e de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, pagos a famílias em situação de extrema pobreza que desenvolvam atividades de conservação ambiental ou agricultura familiar. O autor, senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, explica que sua ideia se inspirou no trabalho do prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, presidente do banco de microcrédito de Bangladesh, que tem foco principalmente nas mulheres. Na opinião do senador a mulher tem melhor noção da importância da família, e por isso aplica melhor o dinheiro que os homens. 

(PAULO BAUER) Está comprovado que em qualquer financiamento mundo afora, qualquer empréstimo que se faça para famílias de baixa renda, se ele for canalizado através da mulher mãe, da mulher esposa, da mulher chefe de família, o retorno, tanto do pagamento do débito quanto da utilização adequada dos recursos é muito mais elevado do que o percentual que se encontra quando essa mesma operação é feita com o homem chefe da família. 

(REPÓRTER) A proposta será agora analisada pela Comissão de Assuntos Sociais, em caráter terminativo. Isso significa que, se for aprovada, poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.
03/05/2012, 01h42 - ATUALIZADO EM 03/05/2012, 01h42
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00