Comissão vai discutir projeto que torna crime a homofobia — Rádio Senado

Comissão vai discutir projeto que torna crime a homofobia

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VAI DISCUTIR NOVAMENTE O PROJETO QUE CLASSIFICA A HOMOFOBIA COMO CRIME.

LOC: E A AUDIÊNCIA PÚBLICA JÁ TEM DATA MARCADA: SERÁ DIA 15 DE MAIO NO AUDITÓRIO PETRÔNIO PORTELA. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.
 
(Repórter) Esta deverá ser a mais nova tentativa de entendimento entre os favoráveis e os contrários à aprovação do PLC 122, que estabelece na legislação o crime de Homofobia, que é a penalização de atitudes que poderão vir a ser classificadas em um processo na Justiça como de preconceito contra uma pessoa ou grupo devido à sua orientação sexual. A relatora, senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, confirma que poucos dias antes da reunião ela receberá do movimento LGBT a proposta das organizações que defendem os homossexuais, que ela entende será uma contribuição importante para o seu relatório.
 
(Marta Suplicy) Eles vão me entregar uma proposta para o 122, o LGBT. E nós vamos então aceitar esta proposta e debater com alguns grupos. Eles vão entregar esta proposta e nós vamos fazer um debate, vamos trazer algumas pessoas também que foram vítimas. 

(Repórter) Mas o projeto é muito polêmico e sofre a oposição de setores da sociedade brasileira e também dentro do Senado. Um exemplo é o senador Magno Malta do PR do Espírito Santo, que acredita que o projeto não passa no Senado.
 
(Magno Malta) O PL 122 não passa. Eu falo isso com a consciência que tenho, do conhecimento do Plenário, do conhecimento dos senadores. O Brasil é um país cristão. Não tem o menor futuro. Homofobico quer matar, quer destruir, então já tem Lei para punir estas pessoas. Quem quer matar, quer destruir que responda por Crime Hediondo. Então vamos falar de tolerância.
 
(Repórter) Como o projeto já foi aprovado na Câmara, caso seja aprovado também pelo Senado sem alguma modificação poderá seguir diretamente para a sanção ou veto da presidente Dilma Roussef.
25/04/2012, 04h08 - ATUALIZADO EM 25/04/2012, 04h08
Duração de áudio: 01:40
Ao vivo
00:0000:00