Comissão discute exploração de minerais chamados de terras raras — Rádio Senado

Comissão discute exploração de minerais chamados de terras raras

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA INOVAÇÃO COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DISCUTIU A EXPLORAÇÃO DAS TERRAS RARAS NO BRASIL.  

LOC: APESAR DE POSSUIR RESERVAS DESSES MINERAIS, O BRASIL NECESSITA DE UMA CADEIA PRODUTIVA PARA GARANTIR O PROCESSAMENTO DESSE MATERIAL ESSENCIAL NA INDÚSTRIA DE ALTA TECNOLOGIA. A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS TRAZ MAIS INFORMAÇÕES.

(REPÓRTER) Os elementos químicos chamados de terras raras são essenciais em diversos setores industriais. O Brasil já foi o maior produtor deste tipo de minério e perdeu espaço ao longo do século passado para a China e Estados Unidos. Segundo Francisco Valdir Silveira, representante da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e Serviço Geológico do Brasil, a purificação desse material para o uso na indústria ainda é muito difícil.

(Francisco Valdir Silveira) O que acontece é que esses minerais são chamados de terras raras porque você tem no seu processo de torná-los puros, barreiras tecnológicas.

(REPÓRTER) Os especialistas que participaram da audiência pública destacaram que o Brasil tem condições de retomar a exploração desses minerais, mas para dar segurança a produção é preciso investir em pesquisa, qualificação de mão de obra e, principalmente em parcerias com o setor industrial para desenvolver tecnologias de processamento dos materiais. O senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, presidente da Comissão de Ciência Tecnologia Inovação Comunicação e Informática destacou a importância da audiência. 

(Eduardo Braga) O tema da audiência facilmente está ligado ao debate dos processos inovativos, seja pelo processo de pesquisa e extração das terras raras como sua aplicação dos mesmos na industria de alta tecnologia.Avançando nesse setor reforçaremos ainda mais elevando sobremaneira o patamar econômico e produtivo ocupado pelo nosso país.

(REPÓRTER) As reservas conhecidas de terras raras no Brasil estão nos estados do Amazonas, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. O uso dos elementos está presente na produção de produtos de alta tecnologia, como celulares, telas planas para monitores e aparelhos de televisão e tablets.
25/04/2012, 02h31 - ATUALIZADO EM 25/04/2012, 02h31
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00