Nomes de integrantes da CPI são lidos em sessão do Congresso — Rádio Senado

Nomes de integrantes da CPI são lidos em sessão do Congresso

LOC: FORAM LIDOS NESTA TERÇA-FEIRA, EM SESSÃO CONJUNTA DO CONGRESSO, OS NOMES DOS PARLAMENTARES QUE VÃO INTEGRAR A CPI MISTA DO CACHOEIRA. A PRIMEIRA REUNIÃO ESTÁ MARCADA PARA ESTA QUARTA-FEIRA, A PARTIR DAS DEZ DA MANHÃ, NO SENADO FEDERAL. 

LOC: A COMISSÃO VAI INVESTIGAR DENÚNCIAS DE ENVOLVIMENTO DO BICHEIRO CARLINHOS CACHOEIRA COM AUTORIDADES, POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

TÉC: A CPI será formada por 16 senadores e 16 deputados federais. Os escolhidos pelas lideranças partidárias para fazer parte do colegiado foram confirmados na noite desta terça-feira. Dos 32 titulares, 6 foram indicados pela oposição. Apesar dessa diferença na proporcionalidade, o presidente nacional do Democratas, senador José Agripino, do Rio Grande do Norte, está confiante de que será possível equilibrar os trabalhos de investigação. 

(JOSE AGRIPINO) Os membros indicados pela oposição foram indicados por gosto e por convicção, muitos dos indicados pela base governista foram indicados por exclusão, o que vale dizer que há muita gente indicada pela base governista que está lá por obrigação e não por convicção, então os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito vão ser em grande medida levados a efeito por aqueles que têm a convicção e o sentido da obrigação de investigar. 

(Celso) A primeira reunião da CPI Mista do Cachoeira está marcada para esta quarta-feira, quando deve ser confirmado o nome do senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, para o cargo de presidente. Vital já adiantou que pretende conduzir os trabalhos de forma conjunta com os demais membros.  

(VITAL DO REGO) Nunca uma CPI teve o apoio tão unânime, ou quase unânime do Congresso, ela não é feita pela oposição contra o governo, mas ela é feita dentro do próprio Congresso Nacional, para apurar fatos que já estão muito apurados. Toda decisão da CPI, ela vai ter o caráter colegiado. Eu não serei dono de uma decisão monocrática, eu terei sempre, na minha decisão, o caráter e o balizamento do colegiado. 

(Celso) Para a relatoria da CPI, o PT indicou o deputado Odair Cunha, de Minas Gerais. Segundo ele, a primeira medida será analisar o que já foi apurado pela Polícia Federal sobre as atividades ilegais de Carlinhos Cachoeira. 

(ODAIR CUNHA) Precisamos no primeiro momento ter os inquéritos, os dois inquéritos da Polícia Federal, que estão no Supremo, porque eles serão o elemento de partida para nossa investigação futura. Sobre os depoimentos, nós vamos ter que fazer a análise desses documentos e aí estabelecer um cronograma de depoimento. 

(Celso) Inicialmente a CPI Mista do Cachoeira terá 180 dias para apresentar seu relatório.
24/04/2012, 06h04 - ATUALIZADO EM 24/04/2012, 06h04
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00