Congresso faz sessão em homenagem aos 50 anos da UnB — Rádio Senado

Congresso faz sessão em homenagem aos 50 anos da UnB

LOC: O CONGRESSO NACIONAL HOMENAGEOU NESTA SEGUNDA-FEIRA OS CINQUENTA ANOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. 

LOC: REQUERIMENTO PARA A HOMENAGEM FOI APRESENTADO PELO SENADOR CRISTÓVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL E PELA DEPUTADA ÉRIKA KOKAY, DO PT DO DISTRITO FEDERAL. REPÓRTER PATRICIA NOVAES: 

LOC: A UnB foi fundada, em 21 de abril de 1962, quando Brasília tinha apenas dois anos. A universidade foi idealizada pelo antropólogo Darcy Ribeiro e pelo educador Anisio Texeira, com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. O senador Cristovam Buarque, do PDT do distrito federal, primeiro reitor eleito democraticamente pela universidade de Brasília, disse em seu discurso que a universidade existe para fazer perguntas novas e responder de maneira inovadora perguntas antigas. Cristovam afirmou ainda que, embora as instituições de ensino superior não possam fugir ao compromisso de olhar para o mundo por cima do conhecimento elas não podem perder o contato com as bases do pensamento. Lembrou também que, mesmo sendo filha da elite, a universidade tem a obrigação de pensar pela massa pobre. 

(sonora)  

(REPÓRTER)O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do distrito federal, fez um discurso emocionado e disse que é preciso pensar no futuro da UnB com o mesmo otimismo que moveu a construção de Brasília e da própria universidade. 

(Rollemberg) O grande desafio da nossa universidade, da nossa unb é resgatar o espírito de brasília, é resgatar o espírito empreendedor, inovador, contestador, singular, ousado, de vanguarda que motivou a criação da nossa cidade e motivou a criação da nossa universidade. 

(REPÓRTER) Já a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, também discursou para homenagear os cinquenta anos da Universidade de Brasília. Atualmente a UnB possui 2.308 professores, 30.727 alunos regulares e 8.913 de pós-graduação, oferece 106 cursos de graduação e 147 de pós-graduação, divididos em quatro câmpus espalhados pelo Distrito Federal: no Plano Piloto, Planaltina, Ceilândia e Gama.
23/04/2012, 01h56 - ATUALIZADO EM 23/04/2012, 01h56
Duração de áudio: 02:07
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00