Instituição completa meio século com modelo pedagógico inovador — Rádio Senado

Instituição completa meio século com modelo pedagógico inovador

LOC: A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, UNB, COMPLETA 50 ANOS DE EXISTÊNCIA NESTE MÊS DE ABRIL.
LOC: A INOVAÇÃO DO MODELO PEDAGÓGICO, A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E O PERMANENTE DEBATE POLÍTICO FAZEM PARTE DESTA HISTÓRIA DE MEIO SÉCULO. CONFIRA NESTA REPORTAGEM DE CELSO CAVALCANTI. 

(REPÓRTER) Vinte e um de abril de 1962. No momento em que a jovem capital do país celebrava seu segundo aniversário, era inaugurada a Universidade de Brasília. A nova instituição federal de ensino superior nascia pautada por conceitos como autonomia, inovação educacional, conhecimento multidisciplinar e compromisso com a transformação do país. Sua fundação foi viabilizada pela obstinada luta do antropólogo, e depois senador da República, Darcy Ribeiro. Nesta entrevista de 1995, Darcy fala sobre os desafios que enfrentou e os ideais que o levaram a trabalhar pela criação da UnB. 
(DARCY RIBEIRO) A luta para criar a UnB foi terrível, porque havia oposição também, então eu tive que atuar muito junto ao presidente, só uma universidade pode dar a Brasília a cultura, o saber, universidade autônoma, em que os professores podem assessorar o poder público, porque são insubornáveis, uma universidade capacitada a dominar o saber humano, e colocar o saber humano ao serviço do diagnóstico das causas atuais do Brasil.

(REPÓRTER) Juntamente com Darcy Ribeiro, outros brasileiros ilustres tiveram participação importante na fundação da Universidade de Brasília, como o arquiteto Oscar Niemeyer, que transformou em concreto os ideais libertários da instituição, e o educador Anísio Teixeira, a quem coube planejar o modelo pedagógico. O senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, destaca o papel inovador desempenhado desde o início pela UnB. 
(PEDRO SIMON) Com a construção de Brasília, Darcy Ribeiro teve um papel na UnB. A Universidade foi uma verdadeira revolução, o conceito, formato, a participação dos estudantes, o livre debate, o mundo inteiro respeitou o surgimento da Universidade de Brasília, as suas teses libertárias, e o que ela representava para o nosso país.


(REPÓRTER) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, lembra que a UnB trouxe novidades no que diz respeito à estrutura educacional.  
(CRISTOVAM BUARQUE) A universidade até então, ela era formada de faculdades isoladas, sem intercomunicação entre elas, o Darcy Ribeiro trouxe a ideia dos departamentos, criou um sistema pelo qual os alunos entravam na universidade, e não num curso de engenharia, de farmácia, de medicina. Fez com que cada aluno pudesse ter aula em diferentes departamentos, criando uma cultura superior, antes mesmo de uma especialidade superior. Essa foi a grande contribuição.


(REPÓRTER) O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, salienta que desde o seu início, a UnB demonstrou grande vocação também para o debate político. 
(RODRIGO ROLLEMBERG) Naquele momento, a UnB foi extremante inovadora, tanto a figura de Darcy Ribeiro como de Anísio Teixeira e outros grandes intelectuais brasileiros que estão presentes na criação da UnB, e representavam efetivamente a esperança e a expectativa de construção de um Brasil novo. Era um espaço permanente de efervescência política, representando até o que significava Brasília no seu início. 


(REPÓRTER) Dois anos após a inauguração da UnB veio o golpe militar de 1964. A Universidade se tornou símbolo da resistência contra a ditadura, como lembra o senador Pedro Simon. 
(PEDRO SIMON) Em todos os momentos dessa luta a universidade de Brasília esteve presente, o debate, as Diretas Já, na anistia, no combate à censura, foi muito significativo o papel da UnB. E ela pagou um preço caro, que a ditadura botou uns reitores a mando militar, inúmeros estudantes que
20/04/2012, 05h58 - ATUALIZADO EM 20/04/2012, 05h58
Duração de áudio: 12:00
Ao vivo
00:0000:00