Colegiado aprova pedido para STF liberar gravações de Demóstenes e Cachoeira — Rádio Senado

Colegiado aprova pedido para STF liberar gravações de Demóstenes e Cachoeira

LOC: O CONSELHO DE ÉTICA DO SENADO APROVOU REQUERIMENTO PARA TER ACESSO ÀS GRAVAÇÕES DE CONVERSAS ENTRE CARLINHOS CACHOEIRA E DEMOSTENES TORRES.  

LOC: O CONSELHO TAMBÉM PEDIU PRISÃO EM CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA CARLINHOS CACHOEIRA. ENTENDA PORQUE NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: O presidente do Conselho de Ética, senador Antonio Carlos Valadares do PSB de Sergipe, lembrou que o requerimento aprovado pedindo o acesso às gravações segue com rigor os termos debatidos com o relator do processo no Supremo, o ministro Ricardo Lewandowski, e também baseia-se numa jurisprudência de 2008 da própria Suprema Corte, quando compartilhou informações com o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. 

(ANTONIO CARLOS VALADARES): Ele reconheceu como todos nós sabemos, de precedentes iguais a este que poderiam embasar uma decisão futura. Esta decisão é a decisão que dá fundamentação jurisprudencial ao senador Wellington Dias. 

(REP): Wellington Dias, senador do PT do Piauí, foi o autor de um dos requerimentos. O outro foi do senador Jose Pimentel do PT do Ceará. Estes requerimentos pedem o compartilhamento das investigações que envolvam o senador Demostenes Torres de Goiás nas operações "Monte Carlo" e "Vega", ambas da Polícia Federal. Estas operações investigaram as ligações do contraventor Carlinhos Cachoeira com parlamentares e agentes públicos. A Comissão também aprovou requerimento do senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, para que o Conselho formalize às autoridades responsáveis pela guarda de Cachoeira para que garantam suas condições de segurança. Cachoeira está detido no Presídio da Papuda, de Brasília, misturado a outros presos, e Simon lembra que hoje o contraventor é um arquivo vivo. 

(PEDRO SIMON): Ele tem fontes de gravações pra tudo quanto é lado, com A, B, C ou D. Tá todo mundo dizendo que ele vai publicar isso, que ele vai publicar aquilo, pras fitas que ele for publicar. Tem tanta gente com medo do senhor Cachoeira que cá entre nós, botar ele num presídio misturado com não sei quantas pessoas, daqui a pouco ele aparece morto. 

(REP): O depoimento de defesa de Demostenes Torres deve acontecer na quarta-feira.
19/04/2012, 01h51 - ATUALIZADO EM 19/04/2012, 01h51
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00