Agricultores podem ganhar incentivo por sistema de irrigação mais eficiente — Rádio Senado

Agricultores podem ganhar incentivo por sistema de irrigação mais eficiente

LOC: AGRICULTORES TERÃO JUROS MENORES PARA IMPLANTAR SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO MAIS EFICIENTES. 

LOC: A MEDIDA DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA CONSTA DE PROPOSTA APROVADA NESTA QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE AGRIGULTURA DO SENADO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A técnica de irrigação por gotejamento ou microaspersão é feita por tubos que derramam a água diretamente sobre a raiz das plantas, com fluxo constante mas de baixa intensidade, praticamente sem desperdício. É considerada uma forma de irrigação muito eficiente, mas o seu custo de implantação maior que o de outros métodos. Por isso, é ideal para as chamadas culturas perenes – que não precisam ser replantadas a cada safra – como café, uva, maça e outras frutas. Proposta em análise no Senado incentiva a adoção dessa técnica, diminuindo os juros dos financiamentos do agricultor que optar pelo gotejamento, como explicou o relator, senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso. 

(Blairo Maggi) Corretamente, o PLS estipula juros menores para o financiamento da aquisição de equipamentos de irrigação por gotejamento e microaspersão, que são mais eficientes no uso da água, quando comparados a outros sistemas, como aspersão convencional, pivô central e canhão hidráulico. Os sistemas de gotejamento e microaspersão têm eficiência próxima a 90%. 

(Repórter) Pela proposta, que será agora analisada pela Comissão de Meio Ambiente, os juros devem ser um ponto percentual abaixo do aplicados para os demais sistemas de irrigação. Ou seja, um empréstimo a uma taxa de 6,75% ao ano, como no Programa de Incentivo à Irrigação e à Armazenagem do BNDES, deveria ser feito a 5,75%. 

LOC: A COMISSÃO APROVOU TAMBÉM A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE VAQUEIRO E PROJETO QUE MUDA OS PRAZOS DO PENHOR RURAL. 

LOC: OS SENADORES APROVARAM AINDA UM PEDIDO PARA UM DEBATE COM A PRESENÇA DOS MINISTROS DA FAZENDA, DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO PARA DEBATER A RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS E UM CRÉDITO EMERGENCIAL PARA AGRICULTORES QUE TIVERAM PERDAS COM A SECA OU COM CHEIAS NA ÚLTIMA SAFRA. 

LOC: OUTRO DEBATE APROVADO VAI ABORDAR A PLANTAÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR, DE FORMA SUSTENTÁVEL, NA AMAZÔNIA LEGAL. OS SENADORES VÃO DISCUTIR TAMBÉM AS AÇÕES DE FOMENTO AO DESENVOLVIMENTO DO BANCO DA AMAZÔNIA; PARTICIPAR DE REUNIÃO NA CONFERÊNCIA RIO+20; E PROMOVER UM SEMINÁRIO SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS PRODUTIVAS.
19/04/2012, 01h04 - ATUALIZADO EM 19/04/2012, 01h04
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00