Universidades públicas querem mais recursos do Orçamento da União — Rádio Senado

Universidades públicas querem mais recursos do Orçamento da União

LOC: A AUTONOMIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FOI TEMA DE DEBATE NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DO SENADO.  

LOC: OS PARTICIPANTES PEDIRAM APOIO DOS PARLAMENTARES PARA QUE AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS RECEBAM MAIS RECURSOS DO ORÇAMENTO DA UNIÃO. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

A autonomia das universidades é uma garantia constitucional. Mas para os participantes do debate que aconteceu nesta quarta-feira na Comissão de Educação, essa autonomia tem esbarrado nas dificuldades de orçamento enfrentadas pelas instituições de ensino superior públicas. O presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, João Carlos Gomes, destacou o esforço dos governos dos estados para investir nessas instituições: 

(JOÃO CARLOS) As universidades estaduais investiram 40 por cento dos seus recursos na formação de mestres e doutores nesse país. Isso mostra o papel e a importância desse investimento que os governos estaduais tem feito. Pedimos um apoio desta casa, do senado federal, para que trabalhe para que nos próximos orçamentos do governo federal tenhamos recursos financeiros para o custeio das universidades públicas estaduais e municipais. 

(REP) O diretor da UNE, André Luis Costa, afirmou que a autonomia universitária é prejudicada pela falta de dinheiro para a educação: o ambiente de precarização que as universidades vivem e viveram impõe um desafio muito grande no âmbito da autonomia universitária. O tema inclusive da restrição orçamentária impõe uma situação perversa, é recorrente encontrar reitores vindo a Brasília de pires na mão buscar recursos complementares. 

(REP) O Senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, ex-presidente da Comissão Mista do Orçamento, concordou com os convidados e lembrou das dificuldades em conseguir recursos para as universidades estaduais e municipais 

(REGO) é absolutamente ridículo o que o governo dispõe para o orçamento das universidades estaduais no brasil. sabe quanto está para apoio nas universidades estaduais para 2012? 15 milhões. Fui tentar ampliar e não encontrei base na LDO, porque na proposta de diretrizes orçamentária o governo não mandou janela para que ampliássemos no orçamento da união...o governo não tem um olhar um foco específico para as universidades estaduais e municipais, não pode se ter a liberdade de pensar e agir sem essa liberdade de recursos.

(REP)Também participaram do debate a reitora da Universidade Estadual da Paraíba, Marlene Alves Sousa Luna; o reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Adriano Aparecido Silva; e o Secretário de Educação da Paraíba, Harrison Alexandre Targino.
18/04/2012, 01h42 - ATUALIZADO EM 18/04/2012, 01h42
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00