Comissão consegue o dobro de assinaturas necessárias no Senado — Rádio Senado

Comissão consegue o dobro de assinaturas necessárias no Senado

LOC: A CPMI DO CONTRAVENTOR CARLINHOS CACHOEIRA CONSEGUIU O DOBRO DE ASSINATURAS NECESSÁRIAS NO SENADO.

LOC: MAS A COMISSÃO SÓ SERÁ INSTALADA DEPOIS DE O REQUERIMENTO CONTAR COM O APOIO DE 171 DEPUTADOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER) O requerimento de criação da CPI Mista destinada a investigar a ligação de parlamentares e empresários com o contraventor Carlinhos Cachoeira obteve 56 assinaturas de senadores até o início da noite dessa terça-feira. O mínimo exigido era de 27. Os parlamentares de todos os partidos declararam apoio à apuração baseada no inquérito da Polícia Federal, que resultou na prisão de Cachoeira. O líder do PSOL, senador Randolfe Rodrigues do Amapá, ressaltou que só falta agora a Câmara apresentar as assinaturas de no mínimo 171 deputados para que o requerimento possa ser apresentado à Mesa Diretora do Congresso Nacional. 

(RANDOLFE RODRIGUES) Pelo menos a parte do Senado já foi feita. Estamos aguardando agora a Câmara. Da parte do Senado, a CPI já é uma realidade. Estava agora conversando com o líder Walter Pinheiro, acertando para quinta-feira de manhã realizarmos um ato de protocolização do requerimento da CPMI na Mesa do Congresso Nacional.

(REPÓRTER) O senador Eunício Oliveira do PMDB do Ceará ressaltou que após a conferência das assinaturas e a indicação dos 60 parlamentares que vão integrar a CPMI, as investigações poderão ter início.

(EUNÍCIO OLIVEIRA) Se tem as assinaturas, não tem porque não instalar a CPI. E a CPI não é contra ninguém. Ela é uma CPI para investigar fatos denunciados pela mídia nacional.

(REPÓRTER) A presidência da CPMI deverá ficar nas mãos de um senador do PMDB e a relatoria sob a responsabilidade de um deputado do PT, segundo o critério de proporção das bancadas.
17/04/2012, 07h09 - ATUALIZADO EM 17/04/2012, 07h09
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00