Senadores pedem que sociedade fiscalize atuação do Congresso na CPI — Rádio Senado

Senadores pedem que sociedade fiscalize atuação do Congresso na CPI

LOC: SENADORES PEDEM QUE A SOCIEDADE ACOMPANHE E AJUDE A FISCALIZAR A ATUAÇÃO DO CONGRESSO DURANTE A CPI MISTA QUE VAI INVESTIGAR AS RELAÇÕES CRIMINOSAS DO CONTRAVENTOR CARLINHOS CACHOEIRA.
 
LOC: PARA O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, ESTÁ SERÁ UMA CPI DO BRASIL, E NÃO DE UM OU OUTRO PARTIDO. JÁ PEDRO SIMOM FALOU DE UM MOMENTO HISTORICO PARA O PAÍS E PEDIU QUE A OAB E A CNBB LIDEREM A MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:
 
(Repórter) Tão logo seja atingido o número de assinaturas necessárias à criação da CPI Mista no Congresso - 27 senadores e 171 deputados - o documento será entregue às mesas das duas Casas Legislativas para escolha dos integrantes e abertura da investigação sobre as relações do empresário Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados. Nesta sexta-feira, o senador Pedro Simon, do PMDB gaúcho, ocupou a tribuna do Senado para pedir que a sociedade brasileira se mobilize em cobrar dos Congressistas uma atuação comprometida com a busca da verdade.

(Pedro Simon) Se eu digo que as últimas CPIs foram um fracasso, uma desmoralização, nem a dos cartões corporativos, nem a das ONGs, o PT denunciando o PSDB, o PSDB denunciando o PT, conclusão zero, e eu também digo que tenho confiança, e por que eu tenho confiança? Porque se sente hoje o raiar de uma nova realidade na sociedade brasileira.
 
(Repórter) Simon disse que graças às redes sociais na Internet o mundo viveu grandes transformações, como a primavera árabe. Simon citou ainda a participação da sociedade brasileira para a aprovação do projeto da Ficha Limpa.
 
(Pedro Simon) Foi a OAB, a CNBB movimentando a sociedade e a sociedade em rede cercando o Congresso na hora da votação na hora da Ficha Limpa...mudou e nos votamos por unanimidade.
 
(Repórter) Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal disse que esta será a CPI do Brasil, e não deste ou daquele partido.
 
(Cristovam Buarque) É a CPI do Brasil. Porque todos os partidos, praticamente todos ou muitos deles vão estar envolvidos...Trouxe uma novidade, pode ser a primeira CPI aberta...cada um que assistir a CPI pela televisão, fique ligado não apenas como assistente, mas como participante, para isso temos blog, twiter, sites, celular, encontrando senador na hora que vai fazer pergunta. Essa é uma CPI que além de ser geral, pode ser a primeira aberta do Brasil e pode ajudar a passar o Brasil a limpo.
 
(Repórter) A CPI mista será integrada por 15 deputados e 15 senadores e terá um prazo de 180 dias para a conclusão dos seus trabalhos.
13/04/2012, 01h56 - ATUALIZADO EM 13/04/2012, 01h56
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00