Comissão discute o Programa Nacional de Educação no Campo
LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DISCUTIU EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, NESTA SEXTA-FEIRA, O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO CAMPO, PRONACAMPO.
LOC: ESPECIALISTAS E REPRESENTANTES DO GOVERNO E DOS TRABALHADORES RURAIS FORAM CONVIDADOS A DEBATER O ASSUNTO COM OS SENADORES. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.
(Repórter) Lançado neste ano pelo governo federal, o Pronacampo tem o propósito de garantir melhor qualidade de vida e mais oportunidades para as populações rurais. Na audiência desta sexta-feira, foram analisados os objetivos e metas do Programa quanto à formação de professores, formação profissional e qualificação técnica. Ao abrir a reunião, o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, ressaltou a importância de debater o tema.
(Acir Gurgacz) É um assunto que dedico a maior atenção. É um assunto que dedico a maior atenção. A educação é a base para o desenvolvimento humano, e de uma nação, e não poderia ser diferente no meio rural.
(Repórter) Getúlio Nunes, coordenador de educação formal do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, informou que uma das atribuições do Senar dentro do Pronacampo é incentivar o empreendedorismo.
(Getúlio Nunes) Porque nós achamos que a gestão no campo é fundamental, precisa ter noção de mercado, noção da cadeia produtiva, não só de plantar, mas saber como é a comercialização, como vai distribuir, quais são as oportunidades de mercado, para venda, para desenvolver seu próprio negócio.
(Repórter) Eliene Novaes Rocha, assessora de políticas sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura, Contag, ressaltou que a educação rural deve estar integrada a políticas abrangentes dirigidas ao homem do campo.
(Eliene Novaes Rocha) Porque ninguém fica no campo só porque tem escola. As pessoas ficam no campo porque tem escola, tem lazer, tem saúde, tem trabalho, tem uma vida que faz com que ele permaneça no campo.
(Repórter) O coordenador geral de educação do campo do Ministério da Educação, Antônio Lídio Zambom, lembrou que só nos últimos cinco anos aproximadamente 14 mil escolas foram fechadas na zona rural, e disse que o Estado brasileiro tem uma dívida histórica com o homem do campo.
(Antônio Lídio Zambom) Este programa, o Programa Nacional de Educação do Campo é uma tentativa de resposta e solução desses graves problemas que temos no campo brasileiro.
(Repórter) Este foi o quinto seminário do ciclo de palestras e debates promovido neste ano pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.
LOC: ESPECIALISTAS E REPRESENTANTES DO GOVERNO E DOS TRABALHADORES RURAIS FORAM CONVIDADOS A DEBATER O ASSUNTO COM OS SENADORES. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.
(Repórter) Lançado neste ano pelo governo federal, o Pronacampo tem o propósito de garantir melhor qualidade de vida e mais oportunidades para as populações rurais. Na audiência desta sexta-feira, foram analisados os objetivos e metas do Programa quanto à formação de professores, formação profissional e qualificação técnica. Ao abrir a reunião, o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, ressaltou a importância de debater o tema.
(Acir Gurgacz) É um assunto que dedico a maior atenção. É um assunto que dedico a maior atenção. A educação é a base para o desenvolvimento humano, e de uma nação, e não poderia ser diferente no meio rural.
(Repórter) Getúlio Nunes, coordenador de educação formal do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, informou que uma das atribuições do Senar dentro do Pronacampo é incentivar o empreendedorismo.
(Getúlio Nunes) Porque nós achamos que a gestão no campo é fundamental, precisa ter noção de mercado, noção da cadeia produtiva, não só de plantar, mas saber como é a comercialização, como vai distribuir, quais são as oportunidades de mercado, para venda, para desenvolver seu próprio negócio.
(Repórter) Eliene Novaes Rocha, assessora de políticas sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura, Contag, ressaltou que a educação rural deve estar integrada a políticas abrangentes dirigidas ao homem do campo.
(Eliene Novaes Rocha) Porque ninguém fica no campo só porque tem escola. As pessoas ficam no campo porque tem escola, tem lazer, tem saúde, tem trabalho, tem uma vida que faz com que ele permaneça no campo.
(Repórter) O coordenador geral de educação do campo do Ministério da Educação, Antônio Lídio Zambom, lembrou que só nos últimos cinco anos aproximadamente 14 mil escolas foram fechadas na zona rural, e disse que o Estado brasileiro tem uma dívida histórica com o homem do campo.
(Antônio Lídio Zambom) Este programa, o Programa Nacional de Educação do Campo é uma tentativa de resposta e solução desses graves problemas que temos no campo brasileiro.
(Repórter) Este foi o quinto seminário do ciclo de palestras e debates promovido neste ano pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.