Comissão debate devastação do cerrado brasileiro — Rádio Senado

Comissão debate devastação do cerrado brasileiro

LOC: MAIS DA METADE DO CERRADO BRASILEIRO FOI DEVASTADA NOS ÚLTIMOS CINQUENTA ANOS. 

LOC: OS DADOS FORAM APRESENTADOS NESTA TERÇA-FEIRA EM AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Considerado uma das maiores reservas de biodiversidade do país, o cerrado está em um ritmo extremamente acelerado de degradação, apontam especialistas, e caminha para o mesmo grau de desmatamento que atingiu a Mata Atlântica, alerta César Victor do Espírito Santo, Superintendente-Executivo da Fundação Pró-Natureza. 

(César Victor do Espírito Santo) A Mata Atlântica demorou 500 anos... ter o que tem a Mata Atlântica hoje. 

(Repórter) Donizete Tokarski, presidente do Conselho da Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação, a Ecodata, disse que o Congresso precisa preservar o cerrado com a mesma dedicação que a Amazônia. 

(Donizete Tokarski) O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro... está de fato abandonado. 

(Repórter) O chefe-geral da Embrapa Cerrados, José Roberto Peres, disse que é possível recuperar as áreas degradadas sem diminuir a produção agropecuária, com o uso de tecnologia. Mas somente com compromisso de todos os envolvidos. 

(José Roberto Rodrigues Peres) Esse passivo ambiental... desmatadas de maneira não orientada. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, concordou que é possível aumentar a produtividade sem comprometer o meio ambiente. 

(Rollemberg) A Embrapa mostra que... ciência, tecnologia e inovação. 

(Repórter) A Comissão vai usar as informações para elaborar um projeto de lei de proteção ambiental do cerrado. O bioma também é importante porque concentra as nascentes de várias bacias hidrográficas brasileiras, como as dos rios Paraguai, São Francisco e Tocantins.
10/04/2012, 01h52 - ATUALIZADO EM 10/04/2012, 01h52
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00